Crédito automóvel em junho perto dos valores de 2019

A recuperação do crédito automóvel iniciada em maio continuou em junho e em força: o montante dos empréstimos para comprar carro esté muito próximo do valor de 2019.

O maior desconfinamento de junho deu um impulso ao crédito ao consumo que passou de 299,3 milhões de euros em maio para 420,3 milhões de euros em junho, ainda assim menos 26,4% do que há um ano. No entanto, há uma componente que está a recuperar mais rapidamente do que as outras: é o crédito automóvel, mostram os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal sobre o crédito ao consumo em junho.

Após uma quebra muito significativa em março e abril — meses em que o crédito ao consumo atingiu um mínimo de pelo menos sete anos –, os bancos e as financeiras voltam gradualmente a ceder mais crédito aos portugueses, principalmente para a aquisição de carro numa altura em que se tenta evitar espaços com muitas pessoas, como é o caso de alguns transportes públicos.

O crédito ao consumo aumentou cerca de 120 milhões de euros de maio para junho e a maior parte dessa subida deveu-se ao crédito automóvel (87 milhões de euros a mais). No total, os novos créditos aos consumidores para a compra de automóvel atingiram os 221 milhões de euros em junho (134 milhões de euros em maio).

Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume do crédito automóvel está apenas 2,2% abaixo. Assim, o crédito automóvel representou 52,5% do total de crédito ao consumo concedido em Portugal em junho.

A categoria de outros créditos pessoais — que abrange, por exemplo, o financiamento para a aquisição de artigos para o lar, eletrodomésticos ou férias — foi destino de 139 milhões de euros. Já o crédito pessoal com finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos situou-se nos 4,9 milhões de euros.

No caso dos cartões de crédito também voltou a ocorrer uma recuperação nos níveis de concessão, com um total de 54,7 milhões de euros em junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito automóvel em junho perto dos valores de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião