Phil Hogan demite-se. É a primeira baixa na Comissão Von der Leyen

O comissário europeu do comércio, Phil Hogan, demitiu-se esta quarta-feira na sequência da polémica que o envolve num jantar com mais pessoas do que o permitido na Irlanda.

É a primeira baixa na equipa de Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. O irlandês Phil Hogan, o comissário europeu do comércio, demitiu-se esta quarta-feira do cargo na sequência da polémica que o envolve num jantar com mais pessoas do que o permitido na Irlanda. A notícia está a ser avançada por vários jornais europeus, incluindo o Irish Times, e o anúncio oficial deverá acontecer esta noite.

A pressão foi aumentando ao longo dos últimos dias com a presidente da Comissão a pedir um relatório sobre os dias do comissário no seu país, culminando numa entrevista ontem à noite à RTE que terá contribuído ainda mais para a demissão desta quarta-feira. Em causa está a presença de Hogan na Oireachtas Golf Society, em Clifden, na Irlanda, num jantar com mais de 80 pessoas, o qual envolveu outros políticos irlandeses que já se demitiram face à crítica popular.

Além disso, também se questiona os movimentos do comissário à luz das restrições que existem na Irlanda. O itinerário que o político irlandês entregou a Ursula Von der Leyen revelou que não completou os 14 dias de isolamento profilático a que estava obrigado, contrariando as informações dadas por uma porta-voz da Comissão anteriormente de que Hogan teria ficado isolado durante duas semanas.

Consumada a demissão, o Governo irlandês, agora liderado por Micheál Martin, que também criticou as ações de Hogan, terá de propor outro nome para comissário. A dúvida recai sobre se Von der Leyen pretende manter a pasta do comércio — tida como uma das mais poderosas dentro da Comissão Europeia uma vez que é um tema que cabe ao executivo comunitário negociar e gerir (e não exclusivamente aos Estados-membros) — nas mãos de um irlandês ou se, em alternativa, irá fazer mexidas mais profundas na sua equipa que está prestes a completar um ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Phil Hogan demite-se. É a primeira baixa na Comissão Von der Leyen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião