Aposentações no Estado sobem. Há 17.258 novos pensionistas

  • ECO
  • 31 Agosto 2020

Dados da Caixa Geral de Aposentações apontam para um aumento de 27% nas novas pensões atribuídas nos primeiros sete meses deste ano.

A Caixa Geral de Aposentações (CGA) atribuiu 17.258 novas pensões nos primeiros sete meses deste ano, de acordo com as estatísticas publicadas pela Direção-Geral do Orçamento (DGO). É um aumento de 27% face ao ano anterior, sendo também o maior número desde pelo menos 2017, revela o Jornal de Negócios (acesso pago).

O aumento do número total de novas pensões atribuídas os funcionários públicos foi maior entre as pensões de aposentação normal, por velhice, que cresceram 53%, enquanto as pensões de sobrevivência ou outros caíram 19% e as de pensões de invalidez deslizaram 48%.

O relatório da DGO não analisa as razões do aumento das aposentações, mas o Negócios aponta uma explicação: a legislação aprovada nos últimos anos, que reduziu cortes para trabalhadores com carreiras muito longas. Com menores penalizações, muitos terão aproveitado a oportunidade para passar à reforma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aposentações no Estado sobem. Há 17.258 novos pensionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião