PCP reduz lotação do Avante para cumprir regras da DGS. Concertos têm lugares sentados

Plano de contingência para o evento que arranca na próxima sexta-feira já foi divulgado pelo PCP.

A lotação da Festa do Avante! vai ser reduzida para cumprir as regras da Direção Geral de Saúde (DGS), segundo anunciou esta segunda-feira o PCP. O plano de contingência foi conhecido poucas horas depois de a DGS ter tornado público o parecer técnico elaborado para o evento, que vai decorrer a partir da próxima sexta-feira em Almada.

“Este plano define as medidas e procedimentos de prevenção e de segurança no espaço da Festa do Avante!, em particular de mitigação do risco de contágio pela Covid-19, assegurando que todos os participantes, visitantes ou aqueles que nela prestam trabalho militante, estarão informados e sensibilizados para o cumprimento das regras aconselhadas pela direção da Festa do Avante! e pelas autoridades de saúde”, explica o partido, clarificando que “o plano de contingência foi elaborado de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde, o parecer técnico emitido pela DGS e as reuniões de trabalho realizadas”.

O espaço do recinto foi aumentado em 10.000 m² para um total de 300 000 m², enquanto a lotação máxima passa para uma pessoa por 8 m² de área disponível, ou cerca de 16.500 pessoas (face a 100 mil visitantes nos anos anteriores). No que diz respeito ao horário, o início será, como habitualmente, às 19h00, mas, para evitar aglomerações nas entradas, as portas abrirão, para os visitantes, às 16h00. E o encerramento das entradas (e reentradas) é antecipado. Na sexta-feira e no sábado só é permitida entrada na Festa até às 24h e no domingo até às 22h.

Todos os espaços de restauração encerram até às 00h00, na sexta-feira e no sábado, e até às 22h30, no domingo. Só será permitido o consumo de bebidas alcoólicas, até às 20h, nos espaços de restauração e até ao encerramento dos espaços, durante as refeições.

Os espetáculos terminam até às 00h30. “Todos os lugares de todas as plateias de todos os palcos, incluindo as do teatro e as do cinema, são definidos com lugares sentados, cumprindo a lotação e ocupação máxima, de acordo com orientações da DGS e contribuindo para que as pessoas não permaneçam em pé, o que facilitará o movimento e circulação às mesmas. As cadeiras devem estar distanciadas 2 metros para garantir o distanciamento adequado”, refere.

Visitantes com mais de 10 anos têm de usar máscara nos espaços assinalados como balcões de atendimento, instalações sanitárias ou exposições. Será privilegiado e promovido o pagamento digital, reduzindo as transações em dinheiro pelo que as máquinas ATM são reduzidas para duas (de oito).

As medidas de segurança para a Festa do Avante! geraram um conflito entre a DGS, o Governo, o Presidente da República e o PCP, com Marcelo Rebelo de Sousa a questionar, este fim de semana, a razão para a DGS não divulgar as regras. Foi António Costa a garantir que este seria conhecido, sendo que Graça Freitas explicou, em conferência de imprensa, que esteve à espera do OK do PCP antes de divulgar o parecer.

(Notícia atualizada às 16h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP reduz lotação do Avante para cumprir regras da DGS. Concertos têm lugares sentados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião