Mapfre vai compensar clientes após estancar ciberataque

  • ECO Seguros
  • 2 Setembro 2020

Antonio Huertas, presidente da mutualista espanhola garante que os sistemas já estão ao mesmo nível que antes do ataque informático. Clientes vão ser economicamente compensados.

Os sistemas da Mapfre em Espanha, tal como outras seguradoras espanholas, sofreram um ataque informático na segunda quinzena de agosto. O ataque de ransomware deu-se através da introdução do vírus através do modo repouso do sistema e a consequência foi lentidão no processamento com consequências na produção dos colaboradores da seguradora e também do acesso aos serviços online pelos clientes.

Antonio Huertas, presidente da Mapfre, citado pelo site Seguro News, já garantiu esta semana que os sistemas voltaram ao nível anterior ao ciberataque, que o plano de contingência funcionou adequadamente e que os registos de 8 milhões de clientes não foram alcançados pelos hackers. No entanto, a Mapfre vai compensar pelo ataque “os clientes que não receberam a qualidade habitual nos serviços de assistência em viagem, habitação e empresas”, afirmou em comunicado.

O destaque dado pelo Seguro News vai para o exemplo de comunicação que a Mapfre deu. Segundo o site várias seguradoras e outras empresas foram igualmente atacadas ao mesmo tempo, mas só a Mapfre o admitiu. Para além de explicar aos clientes em real time o que se estava a acontecer para justificar a dificuldades de acesso que se estavam a sentir, o presidente Huertas e José Manuel Inchausti, Vice-presidente e CEO para Espanha e Portugal, anunciaram nas suas contas pessoais de Twitter que o ataque estava a acontecer, pedindo desculpa aos clientes e anunciando que tudo estava a ser feito para repor a normalidade.

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