Bolsas europeias caem mais de 1%. Lisboa recua com o BCP

Lisboa seguiu a tendência negativa das restantes praças europeias, que foram penalizadas pela forte queda do setor tecnológico. PSI-20 caiu, mas menos que os congéneres.

A Europa viveu uma sessão de quedas acentuadas. Com o setor tecnológico a registar uma forte desvalorização, os índices do Velho Continente registaram perdas superiores a 1%, arrastando a bolsa nacional. O PSI-20 caiu, mas muito menos que os restantes, penalizado pelo comportamento do BCP.

O Stoxx 600 cedeu 1,6%, assim como a generalidade dos principais índices de referência da Zona Euro. Quedas acentuadas explicadas pelas empresas tecnológicas, que registaram quedas acentuadas. O Stoxx Technology afundou 3,9%, a maior desvalorização diária desde meados de abril, de acordo com a Reuters.

A praça portuguesa acabou por ser contagiada pela aversão dos investidores a ativos de maior risco. Ainda assim, o PSI-20 perdeu apenas 0,12% para os 4.324 pontos, com 10 das 18 cotadas em queda.

Foi a Mota-Engil que apresentou a queda mais acentuada, recuando 2,45%, mas foi o BCP que ditou o comportamento do índice ao apresentar uma queda de 1,48% para 9,33 cêntimos.

A Navigator também pesou no PSI-20, enquanto a Semapa e a Altri valorizaram. Tal como no setor da pasta e papel, também no da energia se assistiu a movimentos díspares.

A EDP Renováveis chegou a fixar um novo máximo histórico acima dos 15 euros por ação, depois de apresentar os resultados da primeira metade do ano e de revelar a venda de uma carteira de parques eólicos e solares nos EUA. Fechou, contudo, a cair 0,69%, enquanto a EDP somou 0,34%. A Galp Energia, por seu lado, avançou 0,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas europeias caem mais de 1%. Lisboa recua com o BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião