CaixaBank e Bankia estudam fusão. Ações disparam

  • ECO
  • 3 Setembro 2020

Os dois bancos espanhóis confirmaram em comunicados ao mercado a notícia revelada pelo jornal El Confidencial. A fusão do CaixaBank e do Banka criaria o maior banco no mercado espanhol.

O BCE já tinha sugerido que uma das formas do sistema financeiro preparar-se para a crise decorrente da Covid-19 passava por fusões. Agora, o CaixaBank (dono do BPI) e o Bankia, detido em mais de 61% pelo fundo de reestruturação do Estado espanhol (Frob), estão a avaliar a possibilidade de fusão, o que permitiria criar um novo banco com um valor de ativos da ordem dos 650 mil milhões de euros, o maior banco a operar no mercado espanhol.

A notícia foi avançada em primeira mão esta quinta-feira pelo jornal online El Confidencial e, posteriormente, confirmada pelos dois bancos em comunicados ao mercado.

Se esta fusão avançar, o maior acionista seria a Fundação Caixa com cerca de 30% e o Estado espanhol, através do Frob, passaria a ter cerca de 14% do capital.

Esta sexta-feira, após a confirmação de que a fusão está a ser estudada, as ações dos dois bancos dispararam na bolsa espanhola. O Bankia disparou 32,9% para 1,376 euros por ação e o CaixaBank avançou 12,37% para 2,04 euros. As subidas contagiaram de forma positiva o resto do setor da banca europeia.

(Notícia atualizada às 9h54 do dia 4 de setembro com a cotação das ações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBank e Bankia estudam fusão. Ações disparam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião