Portugal poderá ter 20 mil infeções diárias em dezembro, prevê estudo

  • ECO
  • 7 Setembro 2020

O estudo de uma instituição norte-americana analisa três cenários para a pandemia em Portugal. O número total de óbitos estimado varia entre os 4 mil e os 11 mil, até janeiro.

Em dezembro, poderemos ter quase 20 mil novos casos de Covid-19 por dia, prevê um estudo do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington, nos EUA. As projeções, noticiadas pelo Correio da Manhã (acesso livre) e pelo Observador (acesso pago), apontam também para um número acumulado de óbitos devido ao vírus entre os 4 mil e 11 mil em janeiro.

As estimativas variam consoante o cenário analisado, sendo que foram desenhados três. O cenário da “projeção atual”, que prevê que tudo continua na mesma mas que existe também um confinamento de seis semanas em dezembro, altura em que os novos casos diários serão de quase 20 mil. O número de mortes expectável para o país no fim do ano é de 8.113, conta os 1.840 atuais.

Já outro cenário mais otimista pressupõe que a generalidade da população passe a usar máscara nos próximos dias e que, depois de um alívio das restrições, se avance para um novo confinamento de seis semanas, se o número de mortes diárias chegar a oito por cada milhão de habitantes. É neste cenário que se prevê um total de 4.016 mortes por Covid até 1 de janeiro. Finalmente, na projeção mais pessimista, onde as restrições são aliviadas, o número de óbitos estimado sobe para 11.253 e os casos para 80 mil em janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal poderá ter 20 mil infeções diárias em dezembro, prevê estudo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião