Há ofertas para turismo em Portugal com descontos até 50% pagos pelo Estado

O programa para estimular o turismo interno tem uma dotação de 50 milhões de euros. As promoções são comparticipadas pelas empresas e pelas entidades públicas.

“Vá para fora cá dentro” é uma frase que se ouve há cerca de 25 anos. Agora, volta a estar na ordem do dia, numa altura em que o turismo do país foi abalado pela pandemia de Covid-19. Para incentivar os portugueses a visitarem o país na época baixa, o Governo avançou com uma iniciativa com ofertas turísticas, disponíveis até 15 de dezembro, com descontos que chegam aos 50%.

Este programa, que é coordenado pelo Turismo de Portugal e no qual as promoções são comparticipadas em partes iguais pelas empresas e pelas entidades públicas, conta com uma dotação de 50 milhões de euros, segundo um comunicado do gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital.

Apelidada de #TuPodes – Visita Muito Por Pouco, a campanha estará disponível no site visitaportugal.pt, onde se distribui por várias plataformas, cada uma dedicada a uma tipologia de serviços turísticos. Entre elas encontra-se a Explora Portugal, que “permite a reserva de experiências turísticas e gastronómicas”, as páginas Click2Portugal, BookinXisto e Solares de Portugal, onde se encontram ofertas de alojamento, sendo que estas não estão ainda disponíveis no site.

Nestas ofertas incluem-se também museus e monumentos nacionais geridos pela Direção Geral do Património Cultural e viagens de comboio da CP-Comboios de Portugal, estes sim já disponíveis para consulta. Para a primeira, existem 17 itinerários diferentes, que “agrupam circuitos de visita ao património cultural por região ou por tema”. Os descontos são de 25% para indivíduos e de 45% para agregados familiares, sendo que os visitantes têm sete dias para usufruir de cada bilhete.

Já no caso da CP, poderá aproveitar 35% de desconto em viagens de ida e volta em Intercidades, InterRegional ou Regional. Este desconto, utilizado em conjunto com a reserva num hotel ou experiência turística, é válido para viagens entre o dia 1 de outubro e 15 de dezembro de 2020.

Para as experiências, existem várias categorias, como aventura, gastronomia e vinhos e natureza. Há, por exemplo, observação de golfinhos com 15% de desconto ou um workshop de Olaria com 20% de desconto.

O setor turístico foi um dos mais impactados pela pandemia. Depois de um recorde em 2019, este ano foi marcado pela quebra de receitas e postos de trabalho perdidos. Até julho, o turismo obteve 696,4 milhões de euros em proveitos totais, menos 70% do que no mesmo período do ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Já o número de turistas recebidos chegou aos 5,4 milhões, número que representa uma quebra de 64% face ao ano passado.

Com o objetivo de mitigar os impactos da pandemia, esta segunda-feira foi também anunciada outra medida para o setor, que prevê o reembolso do IVA do turismo e restauração em novas compras no setor. O objetivo é permitir aos portugueses que recuperem “parte do IVA pago nos serviços de turismo e restauração em novas compras no setor do turismo e restauração”, segundo explicou o primeiro-ministro, numa intervenção na Cimeira do Turismo Português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há ofertas para turismo em Portugal com descontos até 50% pagos pelo Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião