Petróleo afunda 5% com mais oferta da OPEP

A matéria-prima cede face ao aumento dos casos de coronavírus em todo o mundo, o que degrada as perspetivas para a procura, mas também perante a subida da produção pela OPEP no último mês.

As cotações do petróleo estão sobre pressão esta quinta-feira, com o barril do crude norte-americano a tombar mais de 5%. A matéria-prima cede face ao aumento dos casos de coronavírus em todo o mundo, o que degrada as perspetivas para a procura, mas também perante a subida da produção pela OPEP no último mês.

A cotação do barril de crude cai 5,1%, para os 38,3 dólares em Nova Iorque, enquanto o brent recua 1,22%, para os 40,45 dólares, em Londres.

“Ficou evidente que o vírus não foi contido. As taxas de infeção estão a subir, o número global de mortes ultrapassou a marca de 1 milhão e o mundo está a tornar-se cada vez mais um lugar sombrio”, disse o analista da PVM Oil Tamas Varga, citado pela Reuters, justificando assim em parte o rumo descendente das cotações do “ouro negro”.

Evolução da cotação do barril de brent

O aumento da oferta de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) também pesa no mercado, com a produção em setembro a ficar 160 mil barris por dia (bpd) acima do registado em agosto, revela uma sondagem da Reuters.

O acréscimo deveu-se em grande parte devido ao aumento da oferta da Líbia e do Irão, ambos isentos de um pacto de fornecimento de petróleo entre a OPEP e aliados liderados pela Rússia, grupo conhecido como OPEP +.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo afunda 5% com mais oferta da OPEP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião