Novo apoio social abrangerá mais de 100 mil pessoas e custará “várias centenas de milhões”

O novo apoio social temporário e extraordinário para os que não têm proteção social deverá abranger mais de 100 mil pessoas e custará "várias centenas de milhões de euros".

O novo apoio social que o Governo está a negociar com os partidos à esquerda e o PAN deverá abranger mais de 100 mil beneficiários e custará “várias centenas de milhões de euros”. É um “impacto financeiro muito grande e que envolve muitas pessoas“, admite o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

Em declarações no Parlamento transmitidas pela RTP3, Duarte Cordeiro anunciou a disponibilidade do Executivo para avançar com este novo apoio que terá como referência o limiar da pobreza, que atualmente está na casa dos 500 euros. Em entrevista ao ECO, o PAN adiantou que estava a negociar com o Governo valores entre os 381 e os 451 euros.

Duarte Cordeiro assinalou que o apoio será temporário uma vez que permanecerá enquanto a crise pandémica atingir a economia portuguesa. Esta nova ferramenta de proteção social visa aqueles que perderam rendimento e que não estavam protegidos pelas mais variadas razões, nomeadamente por não fazerem descontos.

Queria tornar absolutamente clara a disponibilidade do Governo para a criação deste apoio e para procurarmos entendimentos relativamente a estas matérias“, disse, numa declaração que visou dar a conhecer as cedências do Executivo face às exigências do BE, PCP, PAN e PEV, os partidos que estão a negociar o Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021), cuja proposta será entregue ao Parlamento a 12 de outubro.

Esta sexta-feira o Público revelou que há 63 euros a separar o Governo do Bloco de Esquerda. Em causa está a diferença entre o subsídio de desemprego mínimo (438,81 euros) e o limiar de pobreza (cerca de 500 euros). A questão levanta-se: ter esta referência para o novo apoio social obriga a aumentar o subsídio de desemprego mínimo para ajudar quem precisa sem prejudicar quem fez descontos? As negociações continuam na próxima semana.

(Notícia atualizada às 12h08 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo apoio social abrangerá mais de 100 mil pessoas e custará “várias centenas de milhões”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião