Ursula “não tem sintomas e está perfeitamente bem”. Presidente da Comissão aguarda resultado de novo teste

O porta-voz da Comissão Eric Mamer afirmou que a Presidente da Comissão Europeia “testou negativo quinta-feira num teste de rotina”. Hoje voltou a fazer novo teste.

António Costa recebe a presidente da Comissão Europeia Ursula Von Der Leyen no Palácio de São Bento - 28SET20

A notícia de que o advogado e conselheiro de Estado António Lobo Xavier testou positivo já levou a Ursula von der Leyen a realizar um novo teste à Covid-19, estando ainda à aguardar os resultados “antes do final do dia”, confirmou esta manhã o porta-voz da Comissão Europeia Eric Mamer, no briefing diário da Comissão.

Marcelo Rebelo de Sousa presidiu, na passada terça-feira, no Palácio da Cidadela em Cascais, à reunião do Conselho de Estado, que decorreu sob o tema “A União Europeia, hoje e amanhã”, e na qual participou, como convidada, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A notícia de que um dos conselheiros de Estado tinha testado positivo à Covid-19 fez naturalmente soar os alarmes em Bruxelas, estando a presidente Ursula von der Leyen nesta altura em isolamento.

“A quarentena da presidente da Comissão decorre até ao final do dia de amanhã, visto que esteve em contacto com uma pessoa que testou positivo ao coronavírus na terça-feira passada, aquando da sua deslocação a Lisboa”, afirmou esta manhã Eric Mamer.

Segundo o porta-voz da Comissão, “Von der Leyen testou negativo quinta-feira num teste de rotina que faz duas vezes por semana. Fez novamente um teste esta manhã e aguardamos os resultados antes do final do dia”.

Mamer acrescentou que a presidente “não tem sintomas e está perfeitamente bem e a trabalhar. Esta manhã teve encontros por vídeo-conferência”.

A situação de quarentena deverá obrigar a alterações de agenda para amanhã: Von der Leyen não poderá participar na sessão plenária do Parlamento Europeu, presidir à reunião do Colégio de Comissários, nem participar na cimeira UE-Ucrânia.

Num tweet publicado esta manhã, Ursula já tinha escrito a seguinte mensagem: “Fui informada que participei numa reunião, na terça-feira passada, onde estava uma pessoa que ontem [no domingo] testou positivo para a Covid-19. De acordo com os regulamentos adotados, estarei em auto isolamento até amanhã [terça-feira] de manhã”,

De acordo com a agência Lusa, os testes de diagnóstico de infeção com o novo coronavírus realizados no domingo pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e pelo primeiro-ministro, António Costa, — todos participantes do Conselho de Estado — deram negativo.

Esta informação foi hoje avançada à Lusa por fonte da Presidência da República, que adiantou que também deram resultado negativo os testes realizados por outros cinco conselheiros de Estado: os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã.

Os demais membros do Conselho de Estado deverão ser testados esta segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ursula “não tem sintomas e está perfeitamente bem”. Presidente da Comissão aguarda resultado de novo teste

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião