Allianz negoceia aquisição na Austrália

  • ECO Seguros
  • 18 Outubro 2020

O grupo Allianz está em negociações para comprar a operação de seguros gerais do grupo bancário Westpac, avança a imprensa australiana.

A companhia alemã Allianz já estará a auditar o negócio (fase due diligence) e prepara-se para formalizar declaração de interesse para aquisição dos ativos da seguradora australiana Westpac, noticia o sítio eletrónico do jornal australiano Financial Review referindo que o processo se encontra em fase avançada para uma transação que poderá ultrapassar os 500 milhões de dólares norte-americanos.

A direção de desenvolvimento corporativo da Westpac acompanha o processo, contando com a assessoria de especialistas do banco JP Morgan, acrescentam as fontes. A unidade de seguros gerais do grupo Westpac Bank opera no mercado não Vida (seguros automóvel e habitação), tendo registado 600 milhões de dólares australianos (cerca de 363,4 milhões de euros ao câmbio atual) em receita de prémios em 2019.

A Allianz posiciona-se no terceiro lugar do ranking australiano de seguros gerais (P&C) e já havia indicado intenção de crescer na região Ásia Pacífico. Com cerca de 5 mil milhões de dólares de receitas e 7,8% de quota no mercado, tem à sua frente o Insurance Australia Group (IAG) e a Suncorp.

Pelo lado do grupo Westpac, sabe-se que a instituição australiana pretende recentrar atividade no negócio core (banca e gestão de ativos), admitindo não ter escala suficiente para assumir risco. Citado na imprensa, Peter King, CEO do grupo australiano, assumiu há algumas semanas que essas atividades – onde se incluem os seguros gerais e os seguros Vida, pensões e prestação de cuidados de saúde – teriam melhor desempenho em outras mãos. Por isso, a Westpac estaria aberta a ponderar as melhores opções para esses ativos.

O impacto da pandemia no mercado Ásia Pacífico aumentou as oportunidades de fusão e aquisição (M&A) na indústria de seguros e resseguro, sustenta um especialista de Hong Kong citado no site Insurance Asia News.

De acordo com números da Refinitiv, o número de operações M&A na região cresceu 18% este ano, com o montante global de transações anunciadas até agosto a cifrar-se em 6,6 mil milhões de dólares norte-americanos, sendo que o valor médio da transação rondou 124 milhões, contra 86 milhões de dólares um ano antes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz negoceia aquisição na Austrália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião