Nas notícias lá fora: dívida conjunta, falências e quarentena

A União Europeia já contratou os bancos para arrancarem com a emissão de dívida. Em Espanha, as falências disparam.

A União Europeia já avançou com a contratação de bancos para o programa de emissão de dívida conjunta, que vai arrancar tendo em vista o programa SURE. Já o Parlamento Europeu tem em cima da mesa um voto sobre que expressões se podem utilizar na venda das alternativas vegetarianas à carne, como hambúrguer ou salsicha. Aqui ao lado, em Espanha, dispara o número de processos de falência apresentados, depois de um período em que estiveram em queda. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Financial Times

UE contrata bancos para arrancar programa de emissão de dívida conjunta

A União Europeia (UE) contratou bancos para vender títulos de dívida com maturidades de 10 e 20 anos. A operação, que deverá avançar esta terça-feira, de acordo com fontes próximas do processo, será a primeira no âmbito do SURE, um programa de apoio ao emprego nos Estados-membros. A emissão irá fornecer uma indicação antecipada dos custos dos empréstimos de Bruxelas aos vários países europeus. A UE também vai emitir dívida em 2021 para financiar o fundo de recuperação.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Votação na UE vai decidir se menu diz hambúrguer veggie ou “disco” veggie

Os consumidores que compram alternativas vegetarianas à carne poderão ver “discos” vegetais e “tubos” vegetais nas prateleiras europeias, devido a uma proposta que visa impedir os produtores de alimentos vegetais de usar palavras mais tradicionais nas embalagens. O Parlamento Europeu vai votar esta semana uma alteração que limita o uso de palavras como “hambúrguer” ou “salsicha” exclusivamente para rótulos de carne real. Outra proposta exige uma restrição maior do uso de termos como “cremoso” ou “estilo iogurte” em itens sem laticínios.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

El Economista

Processos de falência em Espanha dispararam 55% em setembro

O número de processos de falência em Espanha no mês de setembro subiu para 282, 55% a mais que no mesmo mês de 2019. Durante os primeiros meses da pandemia estes caíram de forma generalizada (-84,8% em abril e -76,1% em maio) devido ao decreto que prorrogou os prazos para a apresentação de falência voluntária até 31 de dezembro, mas agora voltam a acelerar com as empresas a sentirem os efeitos da crise provocada pela pandemia.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Reuters

Debate final entre Trump-Biden terá botão de “mute”

Depois de um debate caótico entre os candidatos presidenciais norte-americanos Joe Biden e Donald Trump, marcados por interrupções durante as respostas, nomeadamente da parte do atual presidente, o encontro final entre os dois vai contar com um botão para silenciar os microfones. Esta medida tem como objetivo permitir que os candidatos falem sem ser interrompidos. A campanha de Trump já se mostrou contra a mudança, mas disse que o republicano irá participar no evento.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Business Insider

OMS diz que a Europa não está a fazer bem a quarentena

Depois de uma primeira vaga, em março e abril, os casos de Covid-19 estão novamente a disparar na Europa. A segunda vaga chegou, com milhares de novos casos de infeção pelo novo coronavírus a surgirem diariamente, obrigando os países europeus a reativarem medidas para tentarem controlar a pandemia. A OMS diz que este crescente número de infeções reflete quarentenas mal feitas. Diz que é vital que se isole rapidamente as pessoas infetadas para se conseguir estancar a propagação da doença.

Leia a notícia completa no Business Insider (conteúdo em inglês, acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: dívida conjunta, falências e quarentena

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião