Hoje nas notícias: OE, saúde e transportes

  • ECO
  • 20 Outubro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Orçamento do Estado português é o que prevê a maior queda do produto interno bruto na Zona Euro. A pandemia fez disparar a procura das empresas por competências relacionadas com liderança, gestão de equipas e capacidade de motivar os trabalhadores. E a maioria dos portugueses considera que os serviços de saúde estão a funcionar pior do que antes da pandemia nas áreas de tratamento não Covid.

Espanhóis e portugueses vão operar transportes no Porto

Empresas espanholas e portuguesas vão operar o serviço de transportes rodoviários na Área Metropolitana do Porto nos próximos sete anos. O concurso lançado no início deste ano teve como vencedores os grupos Alsa (através da Next Continental) e Vectalia, que foram os mais bem classificados nos cinco lotes em disputa. Porém, nenhum operadora poderá ganhar mais do que um lote, pelo que três deles vão ser atribuídos aos segundos classificados: Empresa de Viação Barranquense, agrupamento Bus on Tour e Auto Viação Feirense e o agrupamento espanhol Monforte e Xerpa Mobility. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Governo é o mais pessimista da Zona Euro sobre efeito económico da crise

O Orçamento do Estado português é o que prevê a maior queda do produto interno bruto na Zona Euro, sendo que em 2021 continua 3,6% abaixo dos valores de 2019. O Executivo liderado por António Costa é assim dos mais pessimistas no bloco quanto aos efeitos da pandemia na economia. Por outro lado, encontra-se também entre os Estados-membros que contam com o regresso aos níveis antes da pandemia nos indicadores orçamentais mais rapidamente. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Dispara procura por cursos para motivar equipas em tempos de Covid

A pandemia de Covid-19 fez disparar a procura das empresas e dos executivos pelas chamadas soft skills relacionadas com liderança, gestão de equipas e capacidade de motivar os trabalhadores, de acordo com as instituições de ensino superior. “O contexto atual obrigou a que todas as pessoas com cargos de liderança de equipas, de projetos ou de negócios fizessem um upgrade às suas competências”, diz Pedro Brito, associate dean para a Formação de Executivos na Nova SBE, que assistiu a “aumentos brutais” na procura por “tudo o que diga respeito à parte mais soft de gestão de equipas à distância, inteligência emocional, capacidade de fazer melhores escolhas em situações de crise e de aumentar os níveis de confiança”. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Portugueses dizem que serviços de saúde pioraram na pandemia

A maioria dos portugueses considera que os serviços de saúde estão a funcionar pior do que antes da pandemia nas áreas de tratamento não Covid. Mais de 60% dos entrevistados na sondagem da Intercampus consideram que os cuidados de saúde pioraram nos últimos meses, enquanto 22,5% considera que estão iguais. Por outro lado, 66,5% dizem que o plano outono/inverno para a pandemia é insuficiente e apenas 15,1% dizem que vai funcionar. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

800 professores em falta iam ter salários entre os 555 e os 750 euros

Os salários entre os 555 e 750 euros líquidos que os professores iriam receber por darem entre oito a 14 horas de aulas por semana, mais outras atividades de acompanhamento e reuniões, não foram suficientes para convencer pelo menos 800 docentes, que recusaram a colocação numa escola. Os números foram revelados por um grupo de professores, que vão ser ouvidos sobre as condições de trabalho no Parlamento esta terça-feira. Reivindicações prendem-se com a alteração dos intervalos de horários colocados em concurso. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: OE, saúde e transportes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião