Negociações para o Brexit vão ser retomadas amanhã

Os negociadores da União Europeia vão viajar até Londres esta quinta-feira para retomar as negociações com o Reino Unido, anunciou o negociador-chefe do Reino Unido.

Os negociadores da União Europeia (UE) vão retomar esta quinta-feira as negociações com o Reino Unido para um acordo de comércio pós-Brexit, confirmou o negociador-chefe do Reino Unido no Twitter. Negociações arrancam esta quinta-feira.

“Uma base para as negociações com a UE e Michel Barnier vai ser restabelecida. Negociações intensas acontecerão todos os dias e começarão amanhã à tarde, 22 de outubro, em Londres“, escreveu David Frost, negociador-chefe do Reino Unido, esta quarta-feira, num tweet.

Esta decisão surge depois do discurso do negociador-chefe da UE, Michel Barnier, esta quarta-feira no Parlamento Europeu, em que este reconheceu o que será necessário cedências de ambos os lados para se alcançar um acordo. “Penso que um acordo está ao nosso alcance, se nós, de ambos os lados, estivermos dispostos a trabalhar de forma construtiva e num espírito de compromisso; se avançarmos nos próximos dias, com base em textos jurídicos, como é nosso desejo”, disse.

Num comunicado publicado esta tarde, o Governo britânico afirma que pensou nas exigências de Boris Johnson, para que a UE mudasse de abordagem e reconhecesse a soberania do Reino Unido, aceitando mudar algumas das suas exigências. “É claro que subsistem divergências significativas entre as nossas posições nas áreas mais difíceis, mas estamos prontos, com a UE, para ver se é possível colmatá-las em negociações intensivas”, lê-se.

O impasse centra-se sobretudo em três temas: o acesso das frotas pesqueiras europeias às águas britânicas, as garantias exigidas por Bruxelas em termos de regras de concorrência e apoios estatais a empresas e qual o formato do mecanismo de resolução de disputas no futuro.

O Reino Unido saiu da UE a 31 de janeiro, tendo passado a ser oficialmente um país terceiro. Por comum acordo, foi decidido, contudo, que seria estabelecido um período de transição, que termina em 31 de dezembro de 2020, durante o qual se continua a aplicar ao Reino Unido as regras do bloco europeu e se mantém o acesso ao mercado único. Na ausência de um acordo entre ambas as partes, serão impostas tarifas aduaneiras no comércio entre o Reino Unido e o bloco europeu a partir de 1 de janeiro de 2021.

(Notícia atualizada às 18h10 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negociações para o Brexit vão ser retomadas amanhã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião