Dia Mundial da Poupança. Dicas sobre o que fazer antes de investir

  • ECO Seguros
  • 29 Outubro 2020

Se tem poupança disponível e já pensou em apostar na rentabilização do seu dinheiro e investir, também já se questionou sobre o melhor investimento e que vantagem traz para a sua carteira.

“O que fazer antes de investir dinheiro?” Ainda que possa parecer uma questão de resposta simples, investir dinheiro é um ato que implica avaliar um conjunto de fatores essenciais para garantir que se faça a escolha mais adequada à realidade financeira de cada família.

Assinalando o Dia Mundial da Poupança e procurando contribuir para uma resposta útil, a seguradora Zurich preparou um conjunto de dicas para orientar as famílias portuguesas no mundo dos investimentos:

1. Equilibre a sua gestão financeira antes de começar a investir. Importa, numa primeira fase, analisar a gestão das suas finanças pessoais, avaliando as despesas fixas periódicas ou até mesmo as linhas de crédito que possui e, posteriormente, reduzir alguns desses encargos, no sentido de conseguir amealhar mais dinheiro que lhe permita, depois, passar à fase de investimento.

2. Avalie os níveis de risco e o seu perfil de investidor. Todos os produtos de investimento apresentam níveis de risco que correspondem, por sua vez, a diferentes perfis de investidores. De forma ascendente no que ao nível de risco diz respeito, os perfis são: “conservador”, “moderado” e “dinâmico”. Por exemplo, enquanto um “investidor conservador” procura produtos de investimento de capital garantido mas de baixo retorno, o “investidor dinâmico” aposta em produtos de retorno bastante superior mas ao mesmo tempo com maior risco de perda de capital.

3. Conheça as soluções do mercado. Existem hoje várias opções disponibilizadas por diferentes entidades, entre elas os seguradores, que apresentam os seguros de investimento unit-linked (seguros de vida ligados a fundos de investimento). Esta opção pressupõe que cada pessoa pague um determinado montante ao segurador (de forma periódica ou única), que, por sua vez, o irá investir com o propósito de obter retorno para o seu contrato de seguro.

4. Defina um plano de investimento. Identifique quais os objetivos que pretende atingir, assim como o nível de retorno que espera obter e em que espaço de tempo, de forma a conseguir avaliar quanto terá de investir, por quanto tempo, e qual o nível de risco desse mesmo investimento.

5. Diversifique os seus investimentos. Uma vez que ao investir estará a lidar com o risco de os ativos valorizarem ou desvalorizarem, a recomendação passa por apostar num equilíbrio entre o risco e o retorno, e não investir apenas num único produto de investimento.

6. Informe-se junto do seu segurador. Se ainda é novato neste mundo dos investimentos, contacte o seu segurador diretamente a fim de esclarecer todas as suas dúvidas sobre os diferentes produtos de investimento ou visite o website do seu segurador.

O Dia Mundial da Poupança celebra-se a 31 de outubro. A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão. O objetivo é alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e pôr algum dinheiro de lado para acautelar situações de sobre-endividamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dia Mundial da Poupança. Dicas sobre o que fazer antes de investir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião