Pandemia cancelou 96 mil cirurgias até setembro. Podem chegar às 150 mil até ao final do ano

  • ECO
  • 5 Novembro 2020

Até setembro, pelo menos, 96 mil cirurgias já foram canceladas, Ministério da Saúde estima, na nota explicativa do OE2021, que sejam realizadas menos 150 mil consultas até ao final do ano face a 2019.

Em nove meses, já foram canceladas 96 mil cirurgias por causa da pandemia, avança o Jornal de Notícias (link indisponível). Mas estes números podem ser bastante superiores, com menos 152 mil operações a serem realizadas este ano em relação a 2019, de acordo com a projeção do Ministério da Saúde, revela o Público (acesso pago).

A pandemia do novo coronavírus veio contrariar a tendência de recuperação das listas de espera de cirurgia registada em 2019 e que se mantinha até fevereiro. Até setembro, pelo menos, 96 mil cirurgias já foram canceladas, com o Governo a admitir já a suspensão de operações e consultadas programadas, devido à pressão sob o sistema de saúde, escreve o JN.

Mas estes números deverão aumentar. Segundo as projeções apresentadas na nota explicativa do Orçamento de Estado 2021 para a saúde, a tutela estima que sejam realizadas menos 12,5% consultas médicas este ano nos hospitais em relação ao ano passado, assim como menos 21,6% de cirurgias. No final de contas são menos um milhão e meio de consultas e menos 152 mil operações em relação a 2019, de acordo com o Público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia cancelou 96 mil cirurgias até setembro. Podem chegar às 150 mil até ao final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião