Mais de 40% dos doentes à espera de cirurgias fora do prazo recomendável

  • ECO
  • 17 Agosto 2020

Cerca de 45 mil doentes aguardavam há mais de um ano pela operação, segundo os dados da Administração Central do Sistema de Saúde.

Dos 242 mil doentes em listas de espera para cirurgias, dois em cada cinco já tinham visto ultrapassado, em maio, o tempo de espera recomendado para a sua situação, adianta o Público (acesso condicionado). E de acordo com os dados da Administração Central do Sistema de Saúde, 45 mil aguardavam há mais de um ao pela operação.

A pandemia de coronavírus veio contrariar a tendência de recuperação das listas de espera de cirurgia registada em 2019 e que se mantinha até fevereiro. Em março, eram 81.488 os doentes para quem o prazo recomendado para a intervenção já tinha sido ultrapassado. O número subiu para 95.600 em abril e, em maio, escalou para os 103.912, 43% do total de inscritos.

A ministra da Saúde, Marta Temido, tinha já adiantado, no mês passado, que durante a pandemia se perdeu um milhão de consultas de cuidados de saúde primárias e cerca de 900 mil de consultas médicas hospitalares. Perante o cancelamento de consultas, a ministra garantiu que estava previsto um reforço de quase 38 milhões de euros para a recuperação da atividade assistencial no Serviço Nacional de Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 40% dos doentes à espera de cirurgias fora do prazo recomendável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião