De vice a 46.º Presidente dos EUA: Biden derrota Trump na corrida à Casa Branca

Depois de vários dias a contar votos, os norte-americanos escolheram Joe Biden. O ex-vice-presidente é o 46.º Chefe de Estado, derrotando Donald Trump numa das mais renhidas corridas à Casa Branca.

Joe Biden já conquistou os 270 membros do Colégio Eleitoral necessários para ser eleito e será o 46.º Presidente dos Estados Unidos da América. Depois de vários dias a contar votos, os norte-americanos optaram pelo democrata e antigo vice-presidente, em detrimento do republicano e atual Presidente, Donald Trump, que contesta o resultado destas eleições.

“América, sinto-me honrado por me terem escolhido para liderar o nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas garanto-vos o seguinte: serei um Presidente de todos os americanos – quer tenham votado em mim ou não”, disse Joe Biden no Twitter na primeira reação após a vitória.

Num dos atos eleitorais mais disputados da história do país, milhões de norte-americanos foram chamados às urnas na passada terça-feira, desafiando a ameaça da pandemia que já tirou a vida a milhões de pessoas em todo o mundo. Antes, 100 milhões de eleitores já tinham optado pelo voto por correspondência, a esmagadora maioria votos no Partido Democrata. O processo mais complexo de contagem levou ao atraso na divulgação dos resultados, o que já era esperado.

A derrota de Trump representa a primeira vez, em quase 30 anos, que um Presidente não consegue a reeleição. A vitória no Colégio Eleitoral e no voto popular foi conseguida por Biden com a conquista de alguns Estados considerados críticos, como o Wisconsin e o Michigan. Mas é improvável que Donald Trump aceite a derrota, esperando-se forte litigância judicial. Na primeira reação, deixou o aviso: “Esta eleição ainda está longe de estar terminada”.

O anúncio da vitória de Joe Biden (ainda não oficial) foi feito este sábado pela CNN, depois do triunfo democrata no estado do Pensilvânia. Aí, Biden assegurou os 20 votos eleitorais.

Minutos mais tarde, também Fox News e a Associated Press confirmaram a eleição de Biden, mas com outra novidade: conquista democrata no Nevada. Ou seja, Biden passou a contabilizar um total de 290 votos para o Colégio Eleitoral, mais 20 do que o “número mágico” dos 270 que dão acesso à Casa Branca

(Notícia atualizada às 18h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De vice a 46.º Presidente dos EUA: Biden derrota Trump na corrida à Casa Branca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião