Vacina acelera negócios na bolsa de Lisboa com 144 milhões de euros a mudarem de mãos

Após anúncio da Pfizer, a sessão de segunda-feira acabou ser um dos dias com maior volume de negociações nas bolsas globais desde março, com mais de 1,7 biliões de euros a trocarem de mãos.

A perspetiva de que uma vacina contra a Covid-19 venha acabar com a pandemia gerou euforia entre os investidores em bolsa. No dia em que o consórcio da Pfizer e BioNTech anunciou que a vacina experimental tem mais de 90% de eficácia, levou as negociações em bolsa a disparar. Na bolsa de Lisboa, trocaram de 144 milhões de euros em títulos, enquanto a nível mundial as negociações de ações atingiram 1,7 biliões de euros.

Foi na segunda-feira que a Pfizer e BioNTech divulgaram o resultado preliminar dos testes ao fármaco, gerando confiança entre os investidores de que a disseminação generalizada da vacina poderá, a médio prazo, fazer regressar a vida normal e, consequentemente, a atividade das empresas. As bolsas europeias viveram o melhor dia desde março, enquanto Wall Street fixou novos máximos.

A sessão acabou ser um dos dias com maior volume de negociações nas bolsas globais desde março, com mais de 1,7 biliões de euros a trocarem de mãos (dos quais mais de 426 mil milhões de euros nos Estados Unidos e 102 mil milhões de euros na Europa), de acordo com dados compilados pela Reuters.

Em Lisboa, o volume negociado na segunda-feira foi de 144 milhões de euros, dos quais 140 milhões no PSI-20. O montante fica 75% acima da média diária de 82 milhões de euros (incluindo 79 milhões no principal índice) em outubro e 75 milhões (dos quais 73 milhões no PSI-20) em setembro.

Além do entusiasmo em relação à vacina, “os volumes estão também a aumentar com correções nos equilíbrios dos portefólios e coberturas adicionais”, explica Mark Taylor, sales trader da Mirabaud Securities, citado pela Reuters. Aponta especialmente o disparo na negociação de companhias aéreas e bancos, como foi o caso do português BCP (cujo volume negociado atingiu 10 milhões de euros, o que é cinco vezes superior à média).

Além das ações, também outros ativos seguiram a tendência. O volume de negociação dos pares cambiais na plataforma de trading CLS totalizou 534 mil milhões de euros na segunda-feira, no valor mais elevado desde março. Nas obrigações, foram transacionados 170 mil contratos de futuros de Bunds alemãs, o equivalente a nove mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina acelera negócios na bolsa de Lisboa com 144 milhões de euros a mudarem de mãos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião