Quase uma centena de empresas pediram apoio Revitaliza Porto

  • Lusa
  • 2 Dezembro 2020

Serviço "Revitaliza Porto" recebeu na primeira semana 94 pedidos de empresas e investidores. Turismo, Hotelaria e Restauração (43) e Comércio (41) foram os setores que registaram mais pedidos.

O serviço “Revitaliza Porto”, que apoia a comunidade de negócios da cidade na resposta à pandemia, recebeu, na primeira semana, 94 pedidos de empresas e investidores, designadamente do setor do turismo, hotelaria, restauração e comércio, foi revelado esta quarta-feira.

“Vocacionado para o apoio especializado às micro, pequenas e médias empresas do Município do Porto como resposta à crise pandémica, o serviço “Revitaliza Porto” entrou em funcionamento no dia 20 de novembro e uma semana depois tinha recebido 94 pedidos – 90 feitos por empresas e quatro por parte de investidores”, lê-se numa nota publicada na página oficial da Câmara do Porto.

De acordo com os dados revelados esta quarta-feira, 97,8% dos pedidos feitos por empresas estão relacionados com a Covid-19, sendo que o perfil dos agentes económicos que solicitaram apoio mostra que estão em causa, sobretudo, empresas com uma existência relativamente recente: mais de um terço (32 empresas) tem menos de cinco anos de atividade.

Houve ainda 29 solicitações apresentadas por empresas cujo início de atividade ocorreu entre 2011 e 2015. De acordo com a autarquia, a esmagadora maioria dos pedidos de apoio foi feito por microempresas (82) e os pedidos provêm sobretudo de entidades afetas a dois setores de atividade: Turismo, Hotelaria e Restauração (43) e Comércio (41).

No que diz respeito aos investidores, três dos quatro pedidos de apoio apresentados relacionam-se com investimentos inferiores a 250.000 euros, sendo que apenas um está ligado a um investimento entre um e 10 milhões de euros.

Dos quatro pedidos, houve dois feitos por investidores com origem em Portugal, um com origem no Brasil, e outro com origem em Israel.

Ainda segundo os dados da InvestPorto, 84,8% dos pedidos rececionados tiveram uma resposta em menos de 48 horas.

Para aceder ao serviço gratuito do “Revitaliza Porto.” basta submeter um pedido de apoio respondendo às perguntas de diagnóstico disponíveis em InvestPorto ou telefonar para o número 220 100 220 da Linha Porto., e selecionar a opção 4.

Lançado no dia 20 de novembro pelo município, através da InvestPorto, o serviço visa apoiar a comunidade de negócios da cidade na resposta à nova fase da crise pandémica, através do esclarecimento de dúvidas e a obtenção de conselhos e informações sobre as últimas medidas de apoio mais importantes para cada negócio.

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