Pfizer Portugal garante que vacina chegará logo no início do ano

  • ECO
  • 2 Dezembro 2020

Se o regulador europeu aprovar a vacina na reunião de 29 de dezembro, a Pfizer Portugal assegura que a fará chegar aos vários pontos de vacinação em Portugal em três dias.

Se a vacina da Pfizer tiver a aprovação da Agência Europeia de Medicamento, que pode ser dada na reunião de 29 de dezembro, a farmacêutica assegura que a fará chegar em três dias, isto é, logo no dia 1 ou 2 de janeiro, aos pontos de vacinação que forem escolhidos em Portugal.

“Aquilo que temos temos estimado nos nossos planos é que, assim que aprovada, e sabendo nós quais são os pontos de vacinação onde temos de fazer chegar as vacinas, no máximo em três dias teremos as vacinas nos locais designados”, adiantou Susana Castro Marques, diretora médica da Pfizer Portugal, em declarações à RTP.

A Pfizer e a BioNTech vão assegurar o transporte desde a fábrica (serão produzidas na Bélgica e Alemanha) até aos locais de vacinação designados pelas autoridades portuguesas em caixas térmicas a 70 graus negativos.

Susana Castro Marques adiantou que haverá uma “componente de distribuição aérea para alguns pontos fulcrais do país ou da região” e, depois, outra componente de rede de transporte terrestre “para fazer a distribuição a partir desses pontos centrais para outros locais que sejam designados”.

“Ainda não temos os pontos finais estipulados, depende daquilo que as autoridades portuguesas nos disseram quais vão ser os pontos de vacinação“, disse a responsável.

A Pfizer Portugal espera vacinar 300 mil portugueses contra a Covid-19 na primeira fase de vacinação, revelou o diretor-geral da Pfizer Portugal, Paulo Teixeira, numa conferência promovida pela CIP, e citado pela TSF. A vacina tem uma eficácia acima de 90%.

(Notícia atualizada às 13h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pfizer Portugal garante que vacina chegará logo no início do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião