Marcelo “não recebeu plano de reestruturação”, mas diz que faz sentido pagar para ter a TAP

O Presidente da República defende que se deve apoiar a TAP, adiantando, ainda assim, que não tem na sua posse o plano de reestruturação.

O Presidente da República e também candidato a um novo mandato, Marcelo Rebelo de Sousa, defende que se deve apoiar a TAP e não deixar a companhia aérea cair, nomeadamente devido às “comunidades portuguesas”, em entrevista no Jornal da Noite. Quanto ao plano de reestruturação, Marcelo admite que ainda não o recebeu.

Questionado sobre se a companhia deve existir, Marcelo reitera que sim, “por comunidades portuguesas”. “Ninguém substituiria isso, já nem falo no insular porque aí é mais discutível”, defende. Para o Presidente, deve-se também pesar as necessidades da TAP num momento em que a pandemia se juntou às dificuldades que já eram sentidas.

“Tem de se pagar o preço da reestruturação”, defende Marcelo, apontando que quem tem competência para tal é o Governo. A Assembleia da República teria uma palavra a dizer se o Orçamento do Estado para 2021 não comportasse esta despesa, que pode chegar a 3,7 mil milhões de euros até 2024, mas “foi dito que comporta”.Se comporta, Assembleia discute”, mas não delibera, reitera Marcelo.

Marcelo sublinhou ainda que se trata de uma realidade que não foi apenas portuguesa, “está a acontecer com outras companhias”. Questionado sobre o facto de as outras companhias aéreas estarem ao abrigo do mecanismo no âmbito da Covid-19, ao contrário da TAP, o Presidente apontou que “não era possível recorrer a outro meio em Bruxelas”.

(Notícia atualizada às 21h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo “não recebeu plano de reestruturação”, mas diz que faz sentido pagar para ter a TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião