Hoje nas notícias: Novo Banco, TAP e SEF

  • ECO
  • 14 Dezembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A semana começa com a notícia de que o Estado ficará com “90 e muitos por cento” da TAP, tal como referiu o ministro Pedro Nuno Santos. Na banca, o Fundo de Resolução nota que há “incumprimento dos deveres de informação” no Novo Banco. Destaque ainda para as declarações do presidente da PSP, que defende uma fusão da PSP com o SEF, criando-se uma polícia nacional.

FdR vê “incumprimento dos deveres de informação” no Novo Banco

O Fundo de Resolução informou, em agosto deste ano, o Novo Banco de que decidiu não pagar “os custos suportados pelo Novo Banco com quaisquer serviços de assessoria prestados pela Alantra. A omissão de que o departamento de compliance deu indicações à gestão para excluir “o Grupo Alantra de quaisquer processos de consulta a serem lançados” é, no entender do FdR, “um incumprimento dos deveres de informação”. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

“Estado ficará com 90 e muitos por cento” da TAP

A ideia é que a TAP devolva parte do empréstimo de 1,2 mil milhões de euros, mas tudo dependerá da recuperação da empresa nos próximos anos. Antevendo que será difícil que tal aconteça, Pedro Nuno Santos admite a diluição das posições dos restantes acionistas, com o Estado a ficar com “90 e muitos por cento” da TAP. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Empresas esperam há cinco meses para recuperar PEC

As empresas que queiram recuperar os pagamentos especiais por conta (PEC) dos últimos seis anos — medida aprovada no OE2021 que prevê a possibilidade de reembolso da parte do PEC –, estão desde julho à espera de uma regulamentação que ainda não chegou. Fonte do Ministério das Finanças diz que a regulamentação está a ser preparada, mas não há data de conclusão. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Diretor da PSP admite que está a ser preparada fusão entre polícia e SEF

O diretor nacional da PSP admitiu que está a ser trabalhada a fusão da PSP com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), tendo abordado mesmo a questão com o Presidente da República. Magina da Silva disse ter “proposto, de forma muito direta” a Marcelo Rebelo de Sousa para que a PSP seja extinta e o SEF extinto. A ideia é criar, assim, “uma polícia nacional, como, aliás, acontece em Espanha, França e Itália”. Leia a notícia completa na TSF

Condutores jovens causam mais acidentes em contramão

Em tempos de pandemia, e com as restrições de circulação que têm vindo a ser impostas, o trânsito nas estradas diminui. Contudo, o mesmo não aconteceu com as infrações rodoviárias, que se mantêm nos níveis habituais. A maioria das ocorrências que têm sido registadas resulta de manobras de inversão de marcha ou marcha atrás, destacando-se ainda os jovens que são a faixa etária que causa mais acidentes em contramão. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, TAP e SEF

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião