BBVA Allianz Seguros arranca atividade operacional

  • António Ferreira
  • 15 Dezembro 2020

A empresa conjunta vai distribuir soluções não Vida a clientes do grupo BBVA. A Allianz Seguros desembolsa cerca de 380 milhões de euros (parte variável) e detém a ação de controlo da joint venture.

A sociedade conjunta de bancassurance estabelecida entre a Allianz e o grupo BBVA anunciou o início da sua operação em Espanha, o que acontece após a obtenção de autorização das autoridades reguladoras.

O novo operador arranca como compromisso de distribuição exclusiva para 15 anos e combina a capacidade inovadora da companhia germânica em soluções do ramo não Vida, com a experiência bancária e capacidade de distribuição física e digital do BBVA, sublinha um comunicado da seguradora.

BBVA Allianz Seguros é como se designa a entidade que resulta do acordo parceria, anunciada em abril, nos termos da qual esta joint venture (jv) seria lançada para atuar no mercado não Vida (com exclusão de seguros Saúde) e atender, em exclusivo, às necessidades dos clientes do grupo BBVA (Banco Bilbao Vizcaya Argentaria).

Oito meses depois de anunciado o acordo, a BBVA Allianz Seguros corporiza o entendimento e põe em marcha o a colocação de produtos P&C (não Vida), através da rede bancária do BBVA em Espanha.

Para concretizar a associação, em termos de ativo e capital, os cerca de 300 milhões de euros (volume bruto de prémios) da carteira da BBVA Seguros foram transferidos para a nova jv. A participação atribuída à Allianz na empresa conjunta (50% mais uma ação) supôs pagamento inicial de 277 milhões de euros, acrescido de um montante variável de até 100 milhões de euros condicionados a objetivos operacionais, detalhava a informação publicada em abril de 2020.

José Luís Ferré, administrador delegado da Allianz Seguros, subsidiária da Allianz SE em Espanha, afirma tratar-se de um projeto estratégico que permitirá reforçar a posição do grupo no mercado. A direção-geral da nova entidade é atribuída a Miguel Pérez Jaime (até agora diretor-geral da área de banca seguros da Allianz espanhola), enquanto a direção de Negócio caberá a Carles Alsina e a direção de Operações a Ramón Lasurt.

O BBVA é classicamente um dos líderes da banca privada em Espanha e a Allianz tem longa experiência do mercado espanhol de seguros. A jv vai tirar partido de uma rede bancária com cerca de 2600 agências, uma plataforma digital competitiva e uma carteira de 11 milhões de clientes. Por seu lado, a Allianz Seguros, com 2,4 mil milhões de euros em receita de prémios não Vida em 2019, assume-se como um dos três players no setor P&C do mercado espanhol.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

BBVA Allianz Seguros arranca atividade operacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião