Vacina Covid-19: Lloyd’s lidera iniciativa para cobrir riscos da cadeia logística

  • ECO Seguros
  • 16 Dezembro 2020

Trata-se de um mecanismo público-privado, inédito no género, com objetivo de proteger toda logística da distribuição global de vacinas contra Covid-19. A iniciativa tem adesão de 14 (re)seguradoras.

O mercado Lloyd’s of London associou-se à Parsyl, uma insurtech especialista em dados de cadeias logísticas, para impulsionar o Global Health Risk Facility (GHRF), um programa financeiro que alia seguros e a melhor tecnologia de dados para disponibilizar milhares de milhões de dólares em coberturas de seguro e soluções de mitigação de risco à cadeia logística global de transporte e armazenamento das cerca de 20 vacinas desenvolvidas contra a Covid-19 e outros bens de uso clínico usados nas campanhas de vacinação.

A iniciativa de natureza público-privada – a primeira do género nos 300 anos de história do Lloyd’s e criada exclusivamente para lidar com a atual emergência sanitária global – inclui 14 resseguradoras globais e tem o objetivo abordar os riscos críticos enfrentados pelas vacinas COVID-19 e outros produtos de saúde ao longo da cadeia de distribuição que, sobretudo na parte final, será vital para assegurar a qualidade e as condições de administração do injetável.

“Quando o mundo se prepara para se submeter ao maior programa de vacinação da história humana, assegurar a distribuição segura e eficaz da vacina tem uma importância crítica na resposta à emergência sanitária global”, afirma John Neal, CEO da Lloyd’s of London.

O projeto GHRF conta com a colaboração da International Development Finance Corporation (DFC), uma agência norte-americana de crédito dedicada a financiar economias em desenvolvimento. A entidade já aprovou um empréstimo de até 26,7 milhões de dólares para municiar as primeiras necessidades do programa. Parte do empréstimo da DFC será utilizado para capitalizar o novo Syndicate 1796 que, por sua vez, se constitui como âncora para a subscrição das coberturas que são disponibilizadas a doadores e Governos, alguns dos quais elegíveis para beneficiar das condições da facility.

A atividade de subscrição do novo sindicato arranca em janeiro de 2021, disponibilizando apólices de seguro a custo competitivo e que instituições doadoras ou os próprios Estados poderão contratar para proteger as diferentes fases e riscos das remessas de vacinas e produtos médicos enviados, por exemplo, para países em desenvolvimento.

O lançamento do GHRF constitui um “exemplo fantástico da forma como o nosso mercado global de seguros se reuniu para oferecer esta nova solução inovadora e um modelo para resolver os complexos desafios globais de risco colocados pela pandemia“, reforçou Neal citado num comunicado do Lloyd’s of London.

Além das coberturas de seguro, o esquema montado pelo Lloyd’s of London inclui ainda o RMA (Risk Management Accelerator), financiado separadamente pelos operadores registados no Lloyd’s e por doadores, com suporte de consultoria de risco assegurada pela AXA XL, e que estará disponível para os tomadores de seguro (e entidades elegíveis para aceder ao GHRF) que precisem de aconselhamento na gestão e mitigação dos riscos associados à operação logística associada à vacina.

O GHRF e o Syndicate 1796 foram desenhados em parceria com a Ascot Underwriting, que atua como managing agent da plataforma, beneficiando da colaboração da AXA XL, McGill and Partners, EY e Lloyd’s of London. Entre seguradoras e resseguradoras aderentes à iniciativa estão, entre outras, Ascot, AXA, Aegis, Beazley, Chubb, QBE e a Tokio Marine Kiln.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina Covid-19: Lloyd’s lidera iniciativa para cobrir riscos da cadeia logística

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião