Portugal começa vacinação contra a Covid a 27 de dezembro

A vacinação contra a Covid-19 vai arrancar em Portugal entre 27 e 29 de dezembro. O primeiro grupo a ser vacinado no país será focado nos profissionais de saúde, adiantou Marta Temido. 

A ministra da Saúde adiantou que Portugal deverá começar a vacinar a população contra a Covid-19 entre 27 e 29 de dezembro. Será a entrega de um lote de 9.750 vacinas da Pfizer, a 26 de dezembro, que vai marcar o arranque do processo de vacinação em Portugal. O primeiro grupo a ser vacinado no país será focado nos profissionais de saúde, adiantou Marta Temido.

No dia 4 de janeiro, Portugal irá receber as demais doses, de cerca de 300 mil vacinas, explicou a ministra, à saída de uma reunião sobre o plano nacional de vacinação. O primeiro lote junta-se então às doses que estavam previstas para o mês de janeiro, perfazendo a quantidade de 312.975 doses da vacina.

Este valor é inferior àquele que inicialmente tínhamos previsto nesta companhia, na medida em que a própria empresa alterou aquilo que são as possibilidades de distribuição para todos os países europeus”, apontou Marta Temido. A Pfizer avisou que não iria conseguir entregar todas as doses previstas, sendo que para Portugal terá sido um corte de cerca de 20%, segundo adiantou Francisco Ramos, esta quarta-feira.

Quanto à ordem de vacinação, a ministra explicou que se está a ultimar o processo de seleção do grupo que vai ser vacinado com este primeiro lote. Adiantou, ainda assim, que “esse grupo respeitará as prioridades clínicas que foram definidas tecnicamente e, face à dimensão, será focado na componente profissionais de saúde, na medida em que são aqueles que na primeira linha nos poderão ajudar a proteger restantes”.

A data definida para o início da vacinação para Portugal está alinhada com a União Europeia, correspondendo àquela anunciada esta quinta-feira pela presidente da Comissão Europeia. Ursula von der Leyen escreveu no Twitter que a “27, 28 e 29 de dezembro, a vacinação vai começar na UE”. “Um alinhamento na data de entrega de vacinas e na administração de vacinas está agora em condições de poder ser materializado”, apontou Temido.

(Notícia atualizada às 14h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal começa vacinação contra a Covid a 27 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião