Tenente-general Luís Botelho Miguel é o novo diretor do SEF

  • ECO
  • 18 Dezembro 2020

Uma semana depois da saída de Cristina Gatões, o Governo já nomeou um sucessor. É um antigo comandante-geral da GNR, que cessou funções em julho.

Uma semana depois de Cristina Gatões se ter demitido da diretoria do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), já há um substituto para ocupar essa cadeira. O tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel foi o escolhido, ficando responsável pela restruturação do SEF, refere uma nota enviada esta sexta-feira pelo Ministério da Administração Interna.

O tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel foi designado pelo primeiro-ministro e pelo ministro da Administração Interna e ficará responsável pelo processo de reestruturação do SEF, para além de “assegurar a separação orgânica entre as suas funções policiais e as funções administrativas de autorização e documentação de imigrantes”.

De acordo com a Lusa, Botelho Miguel, natural de Lisboa, é mestre em Ciências Militares — ramo de Artilharia — e licenciado em Engenharia de Sistemas Decisionais. Exerceu vários cargos de comando entre 2010 e 2020 na GNR, onde cessou funções como Comandante-Geral em julho.

Cristina Gatões demitiu-se da diretoria do SEF na semana passada, na sequência do caso que envolveu a morte de um cidadão ucraniano nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa. A Inspeção-Geral da Administração Interna atribuiu a morte deste cidadão “ação e omissão” de um total de nove inspetores daquela autoridade.

(Notícia atualizada às 9h13 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tenente-general Luís Botelho Miguel é o novo diretor do SEF

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião