Diretor de Infecciologia do S. João foi o primeiro português a ser vacinado

  • Lusa e ECO
  • 27 Dezembro 2020

O plano de vacinação começou no Hospital de São João, no Porto. O diretor de Infecciologia do hospital foi o primeiro português a ser vacinado.

A operação de vacinação em Portugal já começou. Às 10h07 deste domingo, António Sarmento (65 anos), diretor de Infecciologia do Hospital de São João, foi o primeiro português a ser vacinado. A primeira vacina foi administrada pela enfermeira Isabel Ribeiro, perante dezenas de `flashes´ e objetivas de televisão e ao som de aplausos. E com a presença da ministra Marta Temido, que acompanhou o arranque do plano de vacinação.

António Sarmento, diretor de Infecciologia do Hospital de SãoJosé Coelho/LUSA

A administração aconteceu na zona K5 que, habitualmente, está reservada às consultas externas do Hospital de São João. O diretor de serviços de doenças infecciosas, António Sarmento, de 65 anos, trabalha nesta unidade de saúde há 42.

A primeira fase vai abranger 950.000 portugueses, ou seja, cerca de 10% da população portuguesa. A opção pretende-se com a necessidade de garantir que há garantidamente vacinas disponíveis para a segunda dose que tem de ser ministrada com um intervalo de pelo menos 21 dias para garantir a sua eficácia. E um dos três grupos prioritários é o dos profissionais de saúde. Os outros são os residentes em lares e os que têm mais de 50 anos e patologias previamente identificadas.

Em toda a União Europeia também começou este domingo o plano de vacinação contra a Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diretor de Infecciologia do S. João foi o primeiro português a ser vacinado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião