Nas notícias lá fora: Vacina, Brexit e matérias-primas
Espanha vai receber as primeiras doses da vacina da Pfizer um dia mais tarde do que o esperado devido a problemas de logística. Saiba quais são as notícias que estão a marcar o dia.
O dia começa com a notícia de que Espanha vai receber as vacinas da Pfizer um dia mais tarde do que o acordado, enquanto no Reino Unido, Boris Johnson admite que o acordo alcançado para o Brexit é limitado para serviços financeiros. Saiba quais são as notícias que estão a marcar o dia lá fora.
El País
Pfizer adia por um dia entrega de vacina em Espanha
A Pfizer tinha agendada para esta segunda-feira a entrega de cerca de 350.000 doses de vacina contra o coronavírus em Espanha, mas essa entrega foi adiada para amanhã devido a um “problema de logística” na fábrica de Puurs, na Bélgica. Este atraso — cujo motivo entretanto foi resolvido — afetou outros sete países europeus, de acordo com o Governo espanhol. “As doses têm de sair amanhã de manhã”, garantiu o ministro, embora tenha admitido não ter provas de que o carregamento já tenha saído da fábrica belga. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)
Financial Times
Brexit: Boris Johnson admite que acordo é limitado para serviços financeiros
O primeiro-ministro britânico admitiu que o acordo comercial para o Brexit não correspondeu às expectativas que tinha em serviços financeiros, uma vez que a Comissão Europeia sinalizou que Londres deve esperar até depois de 1 de janeiro de 2021 para saber que tipo de acesso terá ao mercado europeu no futuro. O acordo de 1.200 páginas “talvez não vá tão longe como gostaríamos”, disse Boris Johnson. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)
Cinco Días
CNMC investiga várias entidades financeiras por crédito concedido durante a pandemia
A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) está a investigar diversas entidades financeiras que concederam crédito no âmbito da pandemia. O objetivo é apurar se foram cometidas ilegalidades, como por exemplo vinculação a produtos como seguros, alarmes ou televisões. Numa nota, o regulador explica que continua com as investigações iniciadas durante os meses de confinamento, resultado de várias denúncias. Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)
Expansión
Unicaja e Liberbank desbloqueiam fusão
O Unicaja Banco vai reunir o conselho de administração esta segunda-feira, naquela que será uma reunião preparatória antes da aprovação de uma fusão com o Liberbank esta terça-feira. Desta forma, evitar-se-á a reavaliação das contas de ambas as entidades, algo que teria acontecido se não houvesse um acordo de fusão antes do final do ano. De acordo com fontes próximas do processo, salvo algo inesperado, a operação foi finalmente encerrada. Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol)
Les Echos
Matérias-primas a caminho de um superciclo
Após uma década de desempenhos modestos, as matérias-primas estão a recuperar. O choque da procura ligado à pandemia também não poupou as matérias-primas e as commodities caíram, em março, para o nível mais baixo desde 1976. Mas as cotações rapidamente regressaram a níveis pré-crise. O cobre está no nível mais alto desde 2013, perto dos 8.000 dólares por tonelada e o ferro já custa 160 dólares a tonelada, algo inédito em sete anos. Soja, trigo e óleo de palma também batem recordes. O Goldman Sachs antecipa que a valorização possa mesmo ser comparável à registada nos anos 2000. Leia a notícia completa no Les Echos (acesso condicionado, conteúdo em francês)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nas notícias lá fora: Vacina, Brexit e matérias-primas
{{ noCommentsLabel }}