Admiral e Mapfre vendem portais de comparação à RVU por 508 milhões de libras

  • ECO Seguros
  • 29 Dezembro 2020

A operação com valor a rondar o equivalente a 561,7 milhões euros, também incluiu a espanhola Mapfre que aproveitou para vender as participações nestes negócios.

O Admiral Group Plc (Admiral) acordou a venda da participada Penguin Portals Group e da Preminem à RVU, uma divisão da ZPG Comparison Services Holdings UK Limited (ZPG).

Além da Penguin Portals, que engloba os portais de comparação Confused.com, Rastreator.com e LeLynx.fr, o acordo assinado com a ZPG compreende ainda a Admiral Technology e os 50% que o grupo britânico de seguros detém na Preminen Price Comparison Holdings Limited.

Nos termos da transação acordada, refere a seguradora britânica em comunicado, a espanhola Mapfre também alienou os 25% que detém na Rastreator e os outros 50% do capital da Preminen. O valor total da transação acordada entre a Admiral e a ZDP ascende aos 508 milhões de libras esterlinas (acrescido de uma parte variável deferida para o momento da conclusão do negócio), montante que inclui os ativos cedidos pelo grupo espanhol.

O valor atribuível à Admiral ronda 450 milhões de libras (cerca de 497,6 milhões de euros), líquido de interesses minoritários e dos gastos associados à transação de compra venda, detalha o comunicado da Admiral, prometendo que, após o fecho da operação (previsto para a primeira metade de 2021), o encaixe irá em boa parte para o bolso dos acionistas, reservando-se uma parcela para suportar investimentos em novos negócios.

Citado no comunicado, David Stevens, CEO cessante do grupo Admiral referiu: “A aquisição das empresas de comparação britânicas e europeias pela RVU é positiva para os nossos clientes e empregados, proporcionando também valor para os nossos acionistas. A combinação dos pontos fortes da Penguin, nomeadamente na comparação de seguros em grande parte da Europa, com os pontos fortes da RVU para além dos seguros e da experiência de crescimento através de aquisições, fornece uma base sólida para que os negócios combinados cresçam e prosperem”.

Stevens, que em março anunciou a intenção de passar à reforma, já passou a “pasta” a Milena Mondini de Focatiis, designada nova CEO do grupo. David Stevens foi cofundador do grupo em 1991. Cessa funções e retira-se a 31 de dezembro de 2020.

A entidade adquirente dos negócios da Admiral resultou, em 2018, da compra da Uswitch (pela Red Venture, em parceria com a sociedade de investimento Silverlake) ao grupo imobiliário Zoopla. Depois desta transação, a Red Venture passou a designar-se RVU.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Admiral e Mapfre vendem portais de comparação à RVU por 508 milhões de libras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião