O agudizar da pandemia de Covid-19 no país em três gráficos

A evolução dos casos ativos, o número de internamentos e o número de mortes: três gráficos que mostram a evolução da pandemia em Portugal nos últimos 15 dias.

Portugal caminha para mais um estado de emergência e não há perspetivas de recuo nas medidas de contenção do coronavírus. Após o relaxamento das restrições no Natal e o novo aperto no Ano Novo, é tempo de parar para analisar a situação, mas os números mostram o agudizar da situação epidemiológica no país.

O Presidente da República já admitiu estar “preocupado” com a evolução da pandemia em Portugal, dizendo ter a sensação que houve algum “laxismo” na época festiva que pode conduzir a um “galopar” dos números. Debateu, por isso, esta segunda-feira com os partidos a renovação do estado de emergência por oito dias, dando assim tempo para ouvir os especialistas.

Apesar de a reunião do Infarmed estar marcada apenas para dia 12 de janeiro, os dados divulgados diariamente pela Direção-Geral de Saúde (DGS) sinalizam já os efeitos do Natal, nomeadamente no número de casos ativos, nos internados nos cuidados intensivos ou no número de mortos.

Casos ativos atingem patamar dos 80.000

As festas influenciaram a disseminação do vírus, mas também a testagem. Se o número de novos casos de Covid-19 atingiu um recorde no último dia de 2020, também o número de recuperados tem vindo a aumentar. Assim, olhar para os casos ativos poderá dar uma visão mais abrangente dos doentes atualmente no país. O número de pessoas que estão a combater a doença tem vindo a aumentar persistentemente desde 29 de dezembro e atingiu novamente o patamar dos 80.000 casos ativos em Portugal.

Número de casos ativos nos últimos 15 dias

Fonte dos dados: Direção Geral de Saúde

500 internados nos cuidados intensivos

Os internamentos hospitalares refletem já esse agravamento no número de doentes, levando vários hospitais a lançar alertas face à pressão sobre o sistema nacional de saúde. É o caso de Évora, que teve de fechar temporariamente as urgências. No Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, a capacidade dos cuidados intensivos atingiu os 100% e no Hospital de São João no Porto os 80%. A nível nacional, os internamentos em unidades de cuidados intensivos (UCI) ultrapassaram na segunda-feira os 500, que se incluem no grupo de 3.171 internados nos hospitais.

Internamentos nos últimos 15 dias

Fonte dos dados: Direção Geral de Saúde

Mais de mil mortos em duas semanas

Se o pico da segunda vaga da pandemia foi atingido entre finais de novembro e início de dezembro, os óbitos não recuam. A espelhar tanto o número de casos como a pressão sobre os cuidados de saúde, o número de mortos tem vindo a aumentar. Nos últimos 15 dias morreram 1.062 pessoas em Portugal devido à pandemia Covid-19.

Número de mortes nos últimos 15 dias

Fonte dos dados: Direção Geral de Saúde

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O agudizar da pandemia de Covid-19 no país em três gráficos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião