Não foi Covid, confinamento, nem zaragatoa. A palavra do ano é “saudade”

Entre as 10 palavras que se encontravam em votação, "saudade" foi a escolhida pelos portugueses como a Palavra do Ano de 2020.

“Palavra genuinamente portuguesa, ‘saudade’ é um sentimento muito presente como consequência do distanciamento físico e, também, da rutura em relação às rotinas mais simples e banais”. A definição que nos é apresentada no site oficial da iniciativa Palavra do Ano deixa bem claro porque razão a palavra “saudade” é, para a maioria dos portugueses, a certa para descrever o ano de 2020, marcado pela pandemia de Covid-19.

Eram 10 as palavras a competir pelo título de Palavra do Ano de 2020, e saudade acabou por conseguir demarcar-se, com 26,8% dos votos, de termos como “Covid-19” (24,4%) e “pandemia” (17,03%), em segundo e terceiro lugares, respetivamente, avança a agência Lusa.

“Confinamento”, “digitalização”, “infodemia”, “discriminação”, “sem-abrigo”, “telescola” e “zaragatoa” eram as restantes palavras a concurso. Os resultados foram anunciados esta segunda-feira, através do site oficial da iniciativa, desenvolvida pela Porto Editora.

“Saudade” sucede, assim, a termos como “incêndios”, “enfermeiro” e “violência doméstica”, os quais, em 2017, 2018 e 2019, respetivamente, foram escolhidos pelos portugueses como a palavra mais representativa do ano que acabava de chegar ao fim.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Não foi Covid, confinamento, nem zaragatoa. A palavra do ano é “saudade”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião