IRB Brasil RE gera 47% dos prémios de resseguro no exterior

  • ECO Seguros
  • 6 Janeiro 2021

A maior resseguradora brasileira reduziu prejuízos em outubro, apontando um resultado negativo de quase 24 milhões de reais, cerca de 3,75 milhões de euros.

A IRB Brasil RE, líder do resseguro no mercado brasileiro, apurou 692,9 milhões de reais em volume bruto de prémios (cerca de 109,15 milhões de euros), em outubro de 2020, evidenciando um incremento de 17,9% em comparação com igual mês de 2019.

Do montante apurado, 370 milhões de reais foram gerados no Brasil (+18,2%) e 322,9 milhões no exterior (+17,7%), colocando o mercado internacional como fonte de 46,6% da receita total de prémios de resseguro arrecadados no mês.

A companhia registou um resultado negativo de 23,8 milhões de reais (3,75 milhões de euros), embora o lucro líquido sem o efeito de elementos não recorrentes tenha alcançado 110,3 milhões de reais.

“Os impactos materiais de efeitos one-offs (que ocorrem uma vez) ocorreram devido a um maior provisionamento da carteira de vida internacional”, detalha a companhia em comunicado.

Em outubro também ocorreu “a operação de transferência/venda pelo IRB de portfólio de sinistros do segmento rural (Loss Portfolio Transfer)”, a refletir 118 milhões de reais de volume retrocedido em LPT. Os efeitos desta operação, explica a entidade, dão-se “por diminuição do Prêmio Ganho pelo valor da Carteira Transferida” e/ou pela “Diminuição das Despesas com Sinistros pelo mesmo valor”. São “efeitos one-offs”, lê-se em nota incluída no comunicado.

O índice de sinistralidade situou-se em 82,1% em outubro, ou 59,4% quando excluídos os efeitos extraordinários. Os gastos com sinistros ascenderam a 347,5 milhões de reais, refletindo principalmente o provisionamento da carteira de Vida, por 159,3 milhões de reais.

A IRB Brasil RE (IRB-Brasil Resseguros S.A.) encerrou o terceiro trimestre de 2020 com prejuízo líquido de 229,8 milhões de reais. A companhia tem a Bradesco Seguro (15,8%) e a Itaú Seguros (11,5%) como os seus principais acionistas institucionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRB Brasil RE gera 47% dos prémios de resseguro no exterior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião