Procura no Hospital de Santa Maria aumentou 70% em 15 dias

  • Lusa
  • 16 Janeiro 2021

Diretor do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte pede medidas que estabilizem a procura de cuidados de saúde por causa da Covid-19.

A procura do Hospital de Santa Maria aumentou cerca de 70% nos últimos 15 dias, revelou o diretor do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN). Daniel Ferro pede, por isso, medidas para as próximas duas semanas. “Nós esperamos que nas próximas duas semanas esta situação fique controlada, porque a crescer… Só para ter uma ideia, em 15 dias a procura cresceu cerca de 70%”, disse o responsável aos jornalistas, à porta do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Daniel Ferro alertou que, “se a procura crescer mais 80 ou 90% nos próximos dias, não há capacidade no sistema”. “É preciso, nesta altura, que esta situação estabilize e que estabilize mesmo”, vincou o responsável do centro hospitalar que abrange o Santa Maria e o Hospital Pulido Valente.

O responsável negou ainda a existência de uma situação de caos na sexta-feira no Hospital de Santa Maria, falando em “situações de pico”. “Hoje os serviços têm capacidade de absorver a procura, mas há momentos em que essa procura, se for três vezes o que é nesta altura, ao mesmo tempo, isto naturalmente introduz congestionamento. Isso é normal numa altura de grande pressão”, disse. Ainda assim, garantiu que, na sexta-feira, todos os utentes do hospital ficaram atendidos, não tendo sido necessário transportar doentes para outras unidades hospitalares.

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que tinha nas últimas 24 horas 201 internados com covid-19, 44 dos quais em unidade de cuidados intensivos (UCI), considera que não está a viver “uma situação de caos”. Daniel Ferro disse também que se podem esperar picos “todos os dias” com a procura a aumentar diariamente, sendo “expectável” que aumentem nas próximas semanas.

Perante a grande pressão na urgência dedicada a doentes respiratórios e nos internamentos, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte alargou o plano de ‘contingência covid’, o que prova não só que não está em rotura.

Administração do Hospital de Santa Maria

O diretor hospitalar disse também que alguns recursos humanos não alocados à covid-19 estão a ser temporariamente transferidos para serviços associados à pandemia, para dar resposta aos picos.

“Perante a grande pressão na urgência dedicada a doentes respiratórios e nos internamentos, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte alargou o plano de ‘contingência covid’, o que prova não só que não está em rotura”, como houve “capacidade de adaptação do seu plano às necessidades assistenciais”, informou fonte da administração, questionada pela agência Lusa.

“No âmbito da ‘urgência covid’, nas próximas horas, o hospital irá reforçar a capacidade de resposta desta urgência com uma segunda estrutura, junto à Urgência Central, com capacidade para cerca de 10 doentes, pelo que os atuais postos de atendimento/boxes/quartos da urgência autónoma passarão de 33 para 51 durante a próxima semana”, lê-se na mensagem do hospital.

No que respeita ao internamento, a “capacidade covid” em enfermaria passará das atuais 160 para 200 camas, “com a abertura, na sexta-feira última, de uma enfermaria com cerca de 20 camas e mais 20 camas noutra enfermaria, que começa a funcionar no início da semana”.

Ao nível dos cuidados intensivos, a capacidade atual de “internamento covid” contempla 48 camas, estando previstas, em caso de necessidade, mais 10 vagas em UCI num próximo passo, de acordo com a assessoria do conselho de administração deste centro hospitalar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Procura no Hospital de Santa Maria aumentou 70% em 15 dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião