‘Holding’ da Iberia compra Air Europa por 500 milhões de euros

  • Lusa
  • 19 Janeiro 2021

O acordo de compra e venda já tinha sido formalizado há um ano, mas a pandemia adiou a operação.

A IAG, sociedade gestora de participações sociais (‘holding’) que controla a Iberia, assinou a compra da Air Europa por 500 milhões de euros, segundo a agência Efe.

A assinatura foi feita mais de um ano depois do acordo de compra e venda ter sido formalizado, com a verba final do negócio a ser metade da acordada há um ano e a ser paga em 2026.

A operação foi adiada mais de um ano devido à pandemia de covid-19, que tem tido um forte impacto no setor turístico.

A assinatura do acordo foi feita depois de o fundo de resgate de empresas estratégicas solventes afetadas pela pandemia, gerido pela Sociedade Estatal de Participações Industriais (SEPI), ter decidido resgatar a filial da Globalia por 475 milhões de euros.

Em 23 de dezembro, a administração da Air Europa aprovou a nomeação de dois conselheiros designados pela SEPI, tal como acordado nos termos do resgate.

Fica por designar o conselheiro-delegado da Air Europa, que tem de o ser por acordo entre a empresa e a SEPI.

O resgate da Air Europa foi a primeira operação financeira financiada por este fundo, dotado de dez mil milhões de euros e pensado para empresas solventes e estratégicas da economia de Espanha, cujos negócios sejam ameaçados pela pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

‘Holding’ da Iberia compra Air Europa por 500 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião