Titulares de órgãos de soberania vacinados contra a Covid-19 para a semana

Na próxima semana irá avançar a vacinação de profissionais de serviços essenciais, bem como para pessoas com mais de 50 anos e com morbilidades.

A ministra da Saúde adiantou que na próxima semana irá avançar a vacinação contra a Covid-19 de outros serviços essenciais, nomeadamente bombeiros, profissionais de serviços essenciais, forças de segurança e titulares de órgãos de soberania. A vacinação para pessoas com mais de 50 anos e com morbilidades identificadas com risco para o internamento para a Covid-19 arrancará também para a semana.

Estas morbilidades são “doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica”, recordou a ministra de Saúde, em declarações transmitidas pelas televisões, apontando que este grupo é constituído por cerca de meio milhão de pessoas. A identificação será feita através dos registos dos centros de saúde ou dos serviços privados quando não sejam utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Questionada sobre se estão incluídos os autarcas nos políticos que serão vacinados, a ministra explica que os “presidentes de câmara municipal são também presidentes das autoridades municipais de proteção civil”, o que lhes “confere, por si só, uma circunstância de essencialidade para a resposta à Covid-19 e isso será tido em consideração”. “Estão a ser feitos contactos na identificação exata dos titulares de cargos” que serão elegíveis “para que possam começar a ser vacinados o mais tardar no início da semana que vem”, acrescentou.

Isto é possível já que será concluído esta semana o processo de vacinação dos profissionais e residentes nos lares, explicou Marta Temido. Desta forma deverá ser possível cumprir o calendário previsto, depois de se ter “fixado o objetivo de acelerar processo de vacinação como forma de melhorar resposta nacional à Covid-19, aliviando doença e letalidade”, apontou.

Até esta segunda-feira, já foram vacinados mais de 160 mil profissionais e residentes em estruturas residenciais para idosos e unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados, prevendo-se assim que esta semana termine a vacinação destas estruturas, adiantou a ministra da Saúde. A exceção são os estabelecimentos com surtos, que entrarão mais tarde na vacinação.

Até ao final deste mês, as estimativas são que estejam vacinadas cerca de 100 mil profissionais de saúde, considerados prioritários pelos serviços, nomeadamente do Serviço Nacional de Saúde, INEM, das forças armadas e profissionais de saúde de hospitais do setor privado e social que estejam a receber doentes Covid em colaboração com o SNS, entre outros.

Para além disso, Marta Temido adiantou também que, no seguimento dos objetivos europeus, o Ministério e as suas estruturas “estão a trabalhar na atualização do plano de vacinação” nacional, para que sejam incluídas as pessoas com mais de 80 anos, ainda que não se situem em nenhum dos subgrupos, para serem vacinadas até ao final do primeiro trimestre. Este novo grupo que acresce aos que já estavam definidos, clarifica.

Quanto às vacinas contra a Covid-19 que já chegaram ao país, a ministra adianta que Portugal recebeu esta segunda-feira 99.450 doses da BioNTech/Pfizer. Assim, no total, o país já recebeu cerca de 411.600 mil doses de vacinas da BioNTech/Pfizer e da Moderna.

(Notícia atualizada às 13h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Titulares de órgãos de soberania vacinados contra a Covid-19 para a semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião