Bollywood intensifica procura de seguros para produção cinematográfica

  • ECO Seguros
  • 26 Janeiro 2021

Cancelamentos na produção de filmes e atraso de lançamentos por causa da pandemia, ao longo de 2020, colocaram companhias de seguro na Índia sob pressão de reclamações. Mas há sinais positivos.

KS Ramkumar, administrador e responsável executivo da The New India Assurance Co. Ltd, espera que os prémios anuais de seguros cinematográficos atinjam 3 mil milhões de rupias indianas (cerca de 33,8 milhões de euros), mais 50% face ao montante atual devido à procura renovada de seguros cinematográficos.

As grandes reclamações na sequência de cancelamentos de produção de filmes e atrasos nos lançamentos no ano passado deixaram as companhias de seguros com uma pilha de processos. Mas a procura renovada de seguros de filmes permite antever crescimento nos prémios anuais da indústria, avança a página eletrónica do Times of India.

A procura de seguros cinematográficos vem dos maiores produtores dos principais filmes de Bollywood, a grande indústria de cinema em língua hindi, das produções regionais e mesmo da produção de filmes para plataformas topo de gama.

“Estamos a receber cerca de dois pedidos de propostas por dia. Há um grande número de produções em língua Hindi, Tamil e Telugu, incluindo projetos de plataformas Over-the-top“, disse Aatur Thakkar, diretora da Alliance Insurance Brokers, que organiza seguros de parte importante dos filmes produzidos na Índia.

Os programas de resseguro facultativo podem fornecer coberturas especializadas para riscos relacionados com a COVID-19 que não estão cobertos pelos contratos de seguros. “Embora os riscos decorrentes da Covid estejam excluídos dos contratos de seguros, é possível obter coberturas especializadas de subscritores globais ao abrigo de programas facultativos”, disse Thakkar. As coberturas de resseguro facultativo são consideradas caso a caso, ao contrário dos tratados de resseguro em que há uma aceitação geral de todas as propostas subscritas por uma seguradora primária nas apólices anuais.

A corretora afirma que organizou a cobertura de seguro para o “Bell Bottom”, um thriller de espionagem protagonizado pelo ator Akshay Kumar, estrela de Bollywood, que, segundo se anuncia, será o primeiro filme na Índia e provavelmente em todo o mundo a chegar aos ecrãs depois da pandemia”, disse Thakkar.

O filme, produzido por Vashu Bhagnani, foi gravado com fortes limitações sanitárias a nível da interação dos personagens. Segundo KS Ramkumar, da New India Assurance, a empresa forneceu a maior parte da cobertura para o filme “Bell Bottom”, mas excluiu os riscos ligados à Covid.

O número de produções que procuram cobertura de seguros está a aumentar porque a maioria dos filmes são agora financiados por bancos e o seguro é quase obrigatório em tais casos, explicou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bollywood intensifica procura de seguros para produção cinematográfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião