Pandemia ocupa 91% da capacidade dos hospitais da região Centro

  • Lusa
  • 30 Janeiro 2021

"As taxas de ocupação em enfermaria e unidade de Cuidados Intensivos Covid são de 91%" nos hospitais públicos da área de influência da ARS Centro.

Os hospitais públicos da região Centro têm uma taxa de ocupação por Covid-19 de 91%, tanto em enfermaria como em unidade de cuidados intensivos, adiantou este sábado à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

“As taxas de ocupação em enfermaria e UCI [unidade de Cuidados Intensivos] Covid são de 91%”, nos hospitais públicos da área de influência da ARS Centro, revela um comunicado de imprensa.

A mesma nota adianta que, até às 24:00 de sexta-feira, estavam “internados com Covid-19 1.404 pessoas, sendo 1.268 em enfermaria e 136 em unidade de cuidados intensivos e, destes, 106 ventilados”.

Na região que abrange hospitais públicos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, a ARS Centro contabilizou “31 óbitos em meio hospitalar”.

“Abriram 19 camas Covid na região, 14 em enfermaria Covid no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e cinco em UCI na Unidade Local de Saúde da Guarda”, continua a nota de imprensa. Nas estruturas de apoio de retaguarda e “no setor social/privado encontram-se internados 83 doentes Covid e 106 não Covid”, até às zero horas deste sábado.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.206.873 mortos resultantes de mais de 102 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 12.179 pessoas dos 711.081 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia ocupa 91% da capacidade dos hospitais da região Centro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião