Hoje nas notícias: Censos, BPI e vacinas

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

No plano económico, o BPI vendeu uma carteira de crédito malparado com o valor bruto total de cerca de 300 milhões de euros. Ao mesmo tempo, a Autoeuropa vai contratar trabalhadores em regime temporário para o lugar de quem tiver de ficar em casa por causa dos filhos, enquanto as aulas se mantiverem à distância. Esta semana vai começar a vacinação dos idosos com mais de 80 anos com patologias associadas em alguns centros de saúde, sendo que para já a inoculação vai ocorrer apenas na região Norte e em Lisboa, isto quando há mais um caso de uso indevido de vacinas. Por causa da Covid-19, pela primeira vez os Censos vão ter resposta por telefone.

Pela primeira vez, Censos vão ter resposta por telefone

Devido à pandemia, pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estatística teve de criar uma linha específica para o preenchimento dos Censos por telefone. “Introduzimos um novo modo de resposta que não estava previsto, que é por telefone, para grupos especiais, que não têm acesso à internet e que podem não ter quem os ajude a responder pela internet e que podem não ter a possibilidade de se dirigir aos e-balcões das Juntas de Freguesia”, explica Francisco Lima. O instituto já tinha uma linha de apoio, mas agora criou “uma linha que permite à pessoa responder por telefone” e a linha está desenhada para, no mínimo, receber “várias centenas de milhares de respostas por telefone”, revela o presidente do INE. Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

BPI vende carteira de malparado de 300 milhões

O BPI vendeu uma carteira de crédito malparado com o valor bruto total de cerca de 300 milhões de euros ao fundo LX Partners, segundo a Debtwire. O banco liderado por João Pedro Oliveira e Costa adianta que foram cedidos cerca de 30.000 contratos de créditos nesta operação. Os bancos têm vindo a acelerar a limpeza dos seus balanços com vendas de ativos tóxicos. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível, acesso pago).

Autoeuropa contrata temporários para substituir quem fica em casa

A Autoeuropa vai manter a redução de turnos por mais uma semana, mas pretende voltar a produzir a 100% a partir de 8 de fevereiro. Para tal, vai ter de contratar trabalhadores em regime temporário para o lugar de quem tiver de ficar em casa por causa dos filhos, enquanto as aulas presenciais não regressarem. O coordenador da comissão de trabalhadores adianta que se está a avaliar quantos operários têm de ficar em casa e que já foram acionadas empresas de trabalho temporário. Pelo menos 200 funcionários estarão em casa. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Idosos com mais de 80 anos vão começar a ser vacinados no Norte e em Lisboa

A partir desta semana arranca uma nova fase do plano de vacinação contra a Covid-19. Os idosos com mais de 80 anos, com patologias associadas, vão começar a ser vacinados esta semana, em alguns centros de saúde das regiões Norte e de Lisboa. Objetivo é testar o modelo que mais tarde será alargado a todo o país até porque a quantidade de vacinas ainda é escassa. Segundo explicou o coordenador da task force ao Público, a inoculação de pessoas a partir dos 50 anos com patologias graves ficará para mais tarde. Leia a notícia completa no Público (acesso livre).

Administrador de hospital de Riba de Ave vacina a filha e a mulher contra a Covid-19

O Administrador do Hospital Narciso Ferreira, em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, incluiu a filha e a mulher na lista de profissionais prioritários que já foram vacinados com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Salazar Coimbra colocou no topo da lista a filha que, apesar de ser médica, não exerce naquele hospital, mas no hospital de Guimarães e que está de licença há um ano e mentiu sobre a profissão da esposa, revela o Correio da Manhã. Nos últimos dias, vários têm sido os casos de vacinação indevida que já levaram à demissão do responsável pela delegação do INEM na região Norte e da diretora da Segurança Social de Setúbal. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Censos, BPI e vacinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião