Marta Temido alerta para riscos de “manto de suspeição” na vacinação contra a Covid-19

A ministra da Saúde garante que as situações de abuso na vacinação contra a Covid-19 serão investigadas em sede própria.

Perante os casos de irregularidades na vacinação contra a Covid-19, a ministra da Saúde garante que os abusos serão investigados e enquadrados em sede própria. Marta Temido alerta, ainda assim, para os riscos de se formar um “manto de suspeição” sobre os profissionais envolvidos no processo, apontando que é necessário “ter confiança nas pessoas que estão a trabalhar em nosso nome”.

A ministra defende que não se deve lançar “um manto de suspeição sobre todos aqueles que procuram fazer o melhor nos nossos serviços de saúde”, algo que considera começar a “ser muito perniciosa no terreno”, em declarações transmitidas pelas televisões. “Não podemos ter comportamentos alternados”, reiterou, sublinhando que “os profissionais de saúde que responderam aos portugueses na primeira vaga da pandemia são aqueles que estão agora a aplicar o plano de vacinação”.

Marta Temido sublinha também que existe uma dualidade de situações que estão a ser reportadas. Por um lado, há situações “condenáveis” de abuso e, por outro, há o aproveitamento de vacinas quando não há condições para que pessoas prioritárias as tomem. Quanto a esta última situação, reitera que estão a “trabalhar para que vários aspetos sejam aperfeiçoados”, nomeadamente na adequação do envio de vacinas para cada local.

A ministra garante ainda que a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde “tem estado a trabalhar em todo o país de forma que permita a identificação de situações que depois mereçam recomendações para correção”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marta Temido alerta para riscos de “manto de suspeição” na vacinação contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião