Lisboa volta aos ganhos impulsionada por subida de 2,5% do BCP

A bolsa nacional registou ganhos num dia misto na Europa. O BCP animou o índice de referência nacional, bem como o setor da energia.

A bolsa nacional voltou aos ganhos na última sessão da semana. A praça lisboeta sobe mais de 1% num dia misto entre as congéneres europeias, com a grande maioria das cotadas em alta. Subidas do BCP e das cotadas do setor energético ajudam a impulsionar o desempenho do índice de referência nacional.

O PSI-20 somou 1,06% para os 4.841,62 pontos. Entre as 18 cotadas, apenas três terminaram a sessão abaixo da “linha de água”, sendo que as restantes 15 registaram valorizações.

A liderar os ganhos do índice de referência nacional encontra-se o BCP, no dia em que este concluiu uma emissão de dívida sénior, a primeira desde 2014. O banco liderado por Miguel Maya avançou 2,59% nesta sessão, para cotar nos 0,1228 euros.

Desempenho do BCP no PSI-20

Destacam-se também as cotadas do setor da energia, sendo que a EDP Renováveis somou 1,97% para os 23,25 euros, a REN avançou 0,86% para os 2,35 euros e a EDP ganhou 0,63% para os 5,118 euros. Já a Galp Energia valorizou 0,99% para os 8,324 euros, depois de ter arrancado a sessão com perdas.

Já nas quedas, a travar ganhos maiores do PSI-20, encontra-se a Jerónimo Martins. A retalhista recuou 1,35% para os 13,15 euros. Em “terreno” vermelho encontra-se ainda a Pharol e a Ramada.

Pela Europa, o dia foi misto, levando mesmo o índice pan-europeu Stoxx 600 a terminar a sessão inalterado. O espanhol Ibex 35 somou 1,07% e o francês Cac 40 ganhou 0,82%, enquanto o britânico FTSE 1000 perdeu 0,12% e o alemão Dax caiu 0,06%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa volta aos ganhos impulsionada por subida de 2,5% do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião