Governo acelera vacinação contra a Covid-19. Quer vacinar 120 mil pessoas esta semana

"Vamos iniciar esta semana a vacinação de profissionais de serviços essenciais, estando aqui em causa cerca de 19 mil inoculações", revelou esta segunda-feira a ministra Marta Temido.

A ministra da Saúde anunciou esta segunda-feira que está prevista a administração de 120 mil vacinas contra a Covid-19 durante esta semana, com a chegada de doses da vacina da AstraZeneca, da Pfizer e da Moderna. Marta Temido também deu conta de que, esta semana, arranca a vacinação dos profissionais de serviços essenciais, envolvendo 19 mil profissionais.

“Nesta semana, está prevista a administração de cerca de 120 mil inoculações”, assinalou a ministra da Saúde, em conferência de imprensa, após reunião desta manhã com a task force responsável por delinear o plano de vacinação contra a Covid-19, presidida pelo primeiro-ministro.

Marta Temido deu ainda conta de que o plano de vacinação prevê a continuação da administração de vacinas em “estruturas residenciais para idosos e similares” — onde serão administradas segundas doses e algumas primeiras doses, devido a alguns surtos em lares, bem como a profissionais de saúde. Está ainda previsto “intensificar a vacinação” no grupo de pessoas com 80 ou mais anos, assim como entre os 50 aos 79 anos com comorbilidades, assim como avançar para um novo grupo de vacinação.”Vamos também iniciar esta semana a vacinação de profissionais de serviços essenciais, estando aqui em causa cerca de 19 mil inoculações de profissionais de serviços essenciais”, avançou a ministra da Saúde. Este grupo envolve profissionais das Forças Armadas, bombeiros, forças de segurança, entre outros.

A ministra da saúde aproveitou ainda para fazer um balanço das vacinas já administradas. Das 499.350 vacinas que Portugal recebeu até ao momento, até às 13 horas desta segunda-feira foram administradas 397.404, das quais,”cerca de 292 mil primeiras doses e quase de 105 mil segundas doses”, assinalou.

Quanto ao ao processo de vacinação para a população em geral, Marta Temido sublinhou que “todo o país está já a agendar e convocar pessoas para vacinação”, sendo que numa primeira fase 40 unidades já estavam a trabalhar, mas “amanhã abrem mais 59 unidades” onde a vacinação deverá ocorrer. No total, os serviços competentes identificaram já “cerca de 957 mil pessoas”. Relativamente ao processo de agendamento, há já 2.380 vacinas agendadas, foram enviados 1.677 SMS e 902 pessoas responderam favoravelmente à vacinação.

Ao mesmo tempo, ainda para todos os portugueses com mais de 50 anos com comorbilidades, bem como para os idosos com mais de 80 anos, a ministra da Saúde anunciou ainda que vai ser lançado, ainda esta semana, um simulador onde cada cidadão “poderá confirmar se está na lista” para ser vacinado nesta fase prioritária. Caso não esteja poderá contactar os serviços de saúde para ser incluído.

Portugal vai receber mais de 22 mil doses da Moderna esta semana

Segundo a ministra da Saúde, Portugal vai receber ainda ainda esta semana “uma encomenda de 22.800 doses” de vacinas da Moderna, que vão juntar-se às 87.750 doses da Pfizer recebidas esta segunda feira, bem como às mais de 43 mil doses da AstraZeneca recebidas durante o fim de semana.

No primeiro trimestre, Portugal espera receber “um total de cerca de 1,9 milhões de doses de vacinas”, revelou Marta Temido, sublinhando que “há ainda quantidades que estavam contratadas e cuja entrega está por confirmar, o que se espera que aconteça”.

(Notícia atualizada às 17h48 para corrigir informação avançada por lapso pela ministra da Saúde. Onde se lia “profissionais de serviços não essenciais”, deveria ler-se “profissionais de serviços essenciais”)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo acelera vacinação contra a Covid-19. Quer vacinar 120 mil pessoas esta semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião