Nas notícias lá fora: impeachment, Huawei e TUI

  • ECO
  • 9 Fevereiro 2021

Senado inicia segundo julgamento político de Trump, enquanto Huawei espera que a Administração de Biden tenha uma "política aberta". TUI aposta no programa de vacinação britânico para salvar o verão.

O segundo julgamento de impeachment de Donald Trump tem início esta terça-feira no Senado dos EUA. A Huawei espera que a nova Administração de Biden tenha uma “política aberta” em benefício das empresas americanas”. O operador turístico alemão TUI AG aposta no programa de vacinação britânico para salvar o verão. Na Europa, à semelhança da Austrália, os legisladores querem forçar as big tech a pagar pelas notícias que reproduzem. Em Espanha, o boom solar faz disparar os preços das propriedades rústicas.

The Guardian

Senado inicia segundo julgamento político de Trump

O julgamento político do antigo Presidente dos EUA Donald Trump começa esta terça-feira no Senado, mas esbarra contra a oposição dos republicanos, que alegam falta de legitimidade constitucional. Depois de terem conseguido aprovar a destituição de Trump na Câmara de Representantes, onde têm uma confortável maioria, os democratas dificilmente conseguirão a maioria qualificada no Senado, onde estão em empate de votos com os republicanos e enfrentam uma grande resistência em convencer a oposição da responsabilidade direta do ex-Presidente no ataque ao Capitólio, a 6 de janeiro. O artigo de impeachment acusa Trump de “incitação à insurreição”, mas um dos senadores republicanos, Ron Johnson, já disse que não só não aceitará essa acusação contra o ex-presidente, como admite imputar essa mesma responsabilidade a Nancy Pelosi, a líder da maioria democrata na Casa de Representantes.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

Huawei espera que a administração de Biden tenha uma “política aberta”

O presidente da Huawei, Ren Zhengfei, espera que o novo Presidente dos EUA, Joe Biden, tenha uma “política aberta” e que tenha em mente os interesses empresariais dos EUA. “Esperamos que a nova Administração adote uma política aberta em benefício das empresas americanas e também do desenvolvimento económico dos EUA”, disse Ren Zhengfei aos jornalistas à margem de um projeto mineiro 5G que a Huawei estava a lançar na cidade de Taiyuan, no norte da China. A Administração do antigo Presidente dos EUA Donald Trump colocou a Huawei — o principal fabricante de equipamento de telecomunicações da China — numa lista negra comercial dos EUA em maio de 2019, citando preocupações de segurança nacional.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

TUI aposta no programa de vacinação britânico para salvar o verão

O operador turístico alemão TUI AG está confiante que haverá um aumento da procura no mercado britânico à medida que o programa de vacinação Covid-19 do país avança. “O mercado inglês tem um significado especial para a nossa empresa”, disse o diretor executivo Fritz Joussen, em comunicado. “Vemos aí um ritmo impressionante e objetivos ambiciosos para as vacinas. A procura continua a ser forte, as pessoas querem viajar”. O CEO exortou os governos a “utilizar todas as oportunidades” para aliviar as restrições e restaurar a liberdade de viajar o mais rapidamente possível, dizendo esperar que o Reino Unido alcance a imunidade de grupo e vacine 75% da sua população até meados de julho.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Financial Times

À semelhança da Austrália, UE quer big tech a pagar pelas notícias

Os legisladores da União Europeia (UE) que supervisionam a nova regulamentação digital na Europa querem forçar as grandes empresas tecnológicas, como o Google e o Facebook, a pagar pelas notícias que reproduzem nas suas plataformas, fazendo eco a um movimento semelhante na Austrália. Esta medida seria um golpe para o Google, que já ameaçou deixar a Austrália em protesto contra esta nova lei planeada que a obrigaria a pagar por notícias. O Facebook também advertiu que impedirá os utilizadores na Austrália de partilhar notícias se a legislação for aprovada na sua forma atual. Os eurodeputados que trabalham em dois projetos de regulamentação digital europeus, a Lei dos Serviços Digitais (DSA) e a Lei dos Mercados Digitais (DMA), disseram ao Financial Times que as leis poderiam ser alteradas para incluir aspetos das reformas australianas.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Expansión

Boom solar faz disparar os preços das propriedades rústicas em Espanha

Em apenas dois anos, as instalações fotovoltaicas em Espanha aumentaram significativamente. Este boom solar está a fazer disparar os preços das propriedades rústicas em Espanha. De acordo com o jornal espanhol, a implantação maciça de instalações fotovoltaicas multiplica até quatro vezes o valor do aluguer de um hectare no campo, especialmente as mais próximas das linhas de transmissão.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso condicionado, conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: impeachment, Huawei e TUI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião