Tribunal ordena fim do confinamento nos Países Baixos

  • ECO
  • 16 Fevereiro 2021

Um tribunal de Haia pediu ao Governo para suspender imediatamente o recolher obrigatório porque viola o direito à liberdade de movimento e privacidade. Executivo de Mark Rutte já recorreu da decisão.

Um tribunal holandês ordenou ao Governo a suspensão imediata do recolher obrigatório a nível nacional e que veio desencadear a maior onda de protestos que os Países Baixos assistiram em décadas.

Um juiz do tribunal de Haia considerou que o Governo fez uma execução errada dos seus poderes de emergência para impor o primeiro confinamento no país desde a ocupação nazi, durante a Segunda Grande Guerra, ordenando o fim do recolher obrigatório.

O caso foi levantado pelo denominado grupo Viruswaarheid (Verdade do Vírus), que também organizou os protestos com as medidas de restrição impostas no país para travar a pandemia.

“O recolher obrigatório tem de ser suspenso imediatamente”, determinou o tribunal esta terça-feira. “O recolher obrigatório é uma violação de longo alcance do direito à liberdade de movimento e privacidade”, adiantou ainda o juiz.

O Executivo holandês já recorreu da decisão e pediu ao tribunal que suspendesse a ordem de proibição de recolher obrigatório no país. O recurso será analisado esta sexta-feira.

Entretanto, o primeiro-ministro holandês pediu à população para continuar a respeitar o confinamento, mesmo que o tribunal não aceite o recurso. “Se o recolher obrigatório não teve uma base legal correta desta vez, isso não significa que a medida não seja necessária”, afirmou Mark Rutte em conferência de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunal ordena fim do confinamento nos Países Baixos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião