Portugal é o 18º no ranking europeu das liberdades

  • ECO
  • 20 Fevereiro 2021

O Instituto +Liberdade construiu um índice que avalia os níveis de liberdade dos países europeus. A Dinamarca é o primeiro do ranking, a Hungria o último e Portugal está no 18º lugar.

O Instituto +Liberdade foi lançado oficialmente no passado dia 12 de fevereiro (o ECO é o parceiro de media) e agora lança um índice, o primeiro em Portugal, para avaliar o nível de liberdade dos países europeus nos três eixos da liberdade: as liberdades civis, as liberdades políticas e as liberdades económicas. E em que lugar do ranking está Portugal? Em 18º lugar, mas com posições relativas diferentes em cada um dos eixos.

Em primeiro lugar, como é que é calculado este índice? Este índice resulta da compilação dos principais índices internacionais sobre a liberdade, incluindo estudos da The Economist Intelligence Unit, Institute of Economics and Peace, The Heritage Foundation, Reporters Without Frontiers, entre outros. E qual é o universo geográfico abrangido? “Partindo da União Europeia, como referência, acrescentaram-se ainda mais 4 países com significativa cooperação (económica e social) com a UE. Por um lado, o Reino Unido, ex-membro da União Europeia. Por outro, os países da EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) com mais de 100 mil habitantes (o que exclui Liechtenstein): Suíça, Noruega e Islândia”, lê-se na explicação metodológica.

E qual é a posição de Portugal? Nas liberdades civis, Portugal alcançou o 11.º lugar, destacando-se com o melhor resultado no Sul da Europa. Nas liberdades políticas ficou um pouco mais abaixo, ocupando o 15.º lugar. No entanto, Portugal apresenta-se como uma das economias menos livres a nível económico na Europa, ocupando o 26.º lugar.

E, afinal, quem está em primeiro lugar? A primeira edição do Índice +Liberdade atribui o primeiro lugar à Dinamarca, seguida dos restantes países escandinavos e da Suíça. No último lugar, o extremo oposto, destaca-se a Hungria como país menos livre da Europa.

Se quiser saber mais, os resultados completos e metodologia estão disponíveis aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o 18º no ranking europeu das liberdades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião