Quais as marcas de automóveis mais roubados e recuperados no Reino Unido

  • ECO Seguros
  • 21 Fevereiro 2021

O método utilizado para o furto de carros em 2020 revela que o roubo sem chaves atingiu um máximo histórico, indica uma análise da Tracker, especialista em sistemas de localização e recuperação.

Modelos das marcas Range Rover e Land Rover ocupam seis das 10 primeiras posições na lista dos automóveis mais roubados e recuperados no Reino Unido, segundo dados da Tracker, especialista em sistemas de rastreio de veículos que beneficia de apoio e interligação com as forças policiais do Reino Unido.

Os dados relativos a 2020 revelam que os três primeiros lugares na tabela dos “mais roubados e recuperados” são todos modelos Range Rover (em 1º lugar o modelo Sport, em segundo o Vogue e o terceiro foi o Velar Autobiografy.

O Land Rover Discovery, Range Rover Evoque e Land Rover Defender também integram a lista dos dez primeiros lugares. Estes seis modelos representam por si só 37% de todos os carros roubados recuperados pelo Tracker em 2020.

A análise de como os criminosos furtaram carros em 2020 revela que o roubo sem chaves atingiu um máximo histórico, sendo que 93% de todos os veículos recuperados foram roubados sem que o larápio tivesse as chaves na sua posse. Esta situação de roubo aumentou 26% nos últimos cinco anos. Os ladrões utilizam “equipamento sofisticado para explorar tecnologia sem chaves, desviando o sinal da chave do carro, normalmente da segurança da casa do proprietário, e enganando remotamente o sistema para destrancar as portas e ligar o motor”, explica o site Insurance Edge. Este método é comummente designado por “tática do relé”, componente elétrico que tradicionalmente equipa bobinas de ignição.

Clive Wain, responsável da Tracker na ligação com a polícia britânica, comentou: “O Range Rover e outros modelos Land Rover sempre figuraram na nossa tabela dos dez mais roubados e recuperados da liga nos últimos 10 anos, tal como o BMW X5 que passou da 2ª para a 4ª posição em 2020. No entanto, a maioria dos carros premium 4×4 são os alvos mais visados em roubos por encomenda, para depois serem enviados para o estrangeiro ou para oficinas, onde são desmontados para satisfazer a crescente procura de peças sobressalentes”.

As soluções de rastreio para recuperação de veículos roubados funcionam como um dispositivo eletrónico de localização. A Tracker é especialista em sistemas de rastreio de veículos, utilizando um dispositivo eletrónico de localização, que combina radiotransmissão de alta frequência (VHF) e tecnologia GPS/GSM. O equipamento da Tracker é instalado, sem antena visível, num de diversos locais discretos utilizados para o efeito nos veículos, de maneira a que o ladrão nem se aperceba da sua existência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quais as marcas de automóveis mais roubados e recuperados no Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião