Nas notícias lá fora: Telefónica, Bolsonaro e Covid-19

  • ECO
  • 25 Fevereiro 2021

Esta quinta-feira, Joe Biden ordenou uma revisão urgente da cadeia logística de “chips”, baterias e medicamentos. Já a máfia italiana está aumentar o controlo sobre pequenas empresas no confinamento.

Nas notícias lá fora, destaque para a companhia de telecomunicações Telefónica, que se prepara para reduzir os seus dividendos em 25%. A marcar o dia está ainda a notícia de que o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, promulgou a lei que dá autonomia ao Banco Central do país. Nos Estados Unidos, uma nova e preocupante estirpe do coronavírus foi identificada em Nova Iorque, estando a propagar-se rapidamente pela cidade.

Cinco Días

Telefónica vai reduzir dividendos em 25%

Uma das principais companhias de telecomunicações de Espanha, a Telefónica, irá propor uma nova política de remuneração acionista para 2021, que consistirá num dividendo no valor de 0,3 euros por cada ação, sob a forma de dividendo flexível voluntário. Este valor é uma quebra de 25% em comparação com os últimos anos. A decisão foi bem recebida pelo mercado, com as ações da Telefónica a subir 2,7% na abertura da bolsa, tendo esse aumento chegado até cerca de 5%.

Leia a notícia completa no Cinco Días (Acesso livre)

Wall Street Journal

Biden ordena revisão de cadeia logística de “chips”, baterias e medicamentos

O Presidente norte-americano ordenou uma revisão urgente da cadeia logística de “chips” e outros produtos estratégicos, cuja falta está a causar prejuízos à indústria do país. A ordem executiva inclui na revisão, com prazo de 100 dias, baterias avançadas, produtos farmacêuticos e minerais, além dos “chips” atualmente usados em produtos eletrónicos, desde telemóveis a automóveis. Para suprir as carências, a ordem contempla quer um aumento da produção interna, quer a articulação com parceiros internacionais para assegurar uma cadeia de abastecimento estável e fiável.

Leia a notícia completa no Wall Street Journal (Acesso livre, conteúdo em inglês)

The New York Times

Nova variante do coronavírus espalha-se por Nova Iorque

Duas equipas distintas de cientistas relataram a existência de uma nova estirpe do coronavírus que se está a propagar rapidamente pela cidade de Nova Iorque e que se caracteriza por uma mutação que, pelo que se sabe, pode ter a capacidade de enfraquecer a eficácia das vacinas de combate à doença. Esta nova variante, intitulada B.1.526, era já, a meio de fevereiro, responsável por cerca de 25% das sequências virais inseridas numa base de dados partilhada por investigadores.

Leia a notícia completa no The New York Times (Acesso pago)

Valor Económico

Bolsonaro promulgou a lei que dá autonomia ao Banco Central

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, promulgou a lei que dá autonomia ao Banco Central. O presidente do Banco Central continuará a ser proposto pelo Executivo e submetido à aprovação do Congresso. Mas o mandato passará a ser de quatro anos, com possibilidade de uma única reeleição por igual período. “Sancionamos a lei que garante autonomia do Banco Central do Brasil. Tema discutido há mais de 30 anos no Congresso Nacional”, anunciou Bolsonaro na rede social Twitter.

Leia a notícia completa no Valor Económico (Acesso livre)

Financial Times

Máfia italiana aumenta controlo sobre pequenas empresas durante o confinamento

O confinamento devido à pandemia foi uma oportunidade para os grupos criminosos, sobretudo em Itália. Um relatório da Diretoria de Investigação Antimáfia (DIA) mostra que a máfia italiana ajustou as suas operações para compensar a quebra de outras oportunidades criminosas e que esta aproveitou a crise económica do país para assumir o controlo de pequenas empresas depois de lhes oferecer ajuda financeira.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Telefónica, Bolsonaro e Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião