P&I Clubs: Preço do seguro marítimo sobe pelo segundo ano consecutivo

  • ECO Seguros
  • 25 Fevereiro 2021

A época de renovações 2021-2022 será marcada por aumento generalizado de preços no setor do seguro marítimo, perspetiva a AM Best.

Os P&I Clubs, entidades associativas de seguro marítimo que protegem e indemnizam armadores e operadores de shipping, pretendem responder ao elevado nível de reclamações de sinistros e à volatilidade no mercado de investimento. Para o efeito, procuram assegurar a melhoria nos preços na presente época de renovações (fevereiro), introduz uma nota divulgada pela AM Best.

Segundo o “P&I Clubs in 2021 – Navigating Their Way in a Hardening Market“, o mais recente relatório da agência de notação da indústria seguradora, refere que o agravamento no custo dos sinistros e a pressão concorrencial contribuíram para um conjunto de maus resultados de subscrição no setor, ligeiramente acima do registado no exercício anterior.

Esta evolução faz com que a maioria dos P&I Clubs – ou pelo menos dez dos 13 que constituem o International Group of P&I Clubs – procure aumentos generalizados pelo segundo ano consecutivo.

No entanto, o nível dos aumentos tarifários adotados “é modesto este ano” (variando entre 5% e 10%) e refletem a necessidade de os clubes de proteção e indemnização equilibrarem a sua própria situação financeira em função das restrições que os próprios membros dos P&I Clubs enfrentam.

José Berenguer, analista financeiro da AM Best, citado no comunicado da agência de rating, afirma: “Devido à pandemia da COVID-19, as condições comerciais para os armadores são ainda mais difíceis do que em anos anteriores”, e com o atual nível elevado de reservas livres em todo o agrupamento de clubs, “um nível mais elevado de aumentos gerais dos prémios pode ser difícil para os justificarem aos seus membros”.

O relatório explica que os aumentos gerais anunciados pela maioria dos clubes para a renovação ao longo de fevereiro deverão ajudar a melhorar os resultados da subscrição, mas estima que serão necessários mais aumentos gerais antes dos clubes voltarem a evidenciar resultados técnicos globalmente favoráveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

P&I Clubs: Preço do seguro marítimo sobe pelo segundo ano consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião